Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43410
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4782-8176
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): O PEC-G nos governos Lula e Bolsonaro
Autor(es): Carvalho, Yasmim Iara Monteiro de
Primeiro orientador: Tchinhama, Laurindo Paulo Ribeiro
Primeiro membro da banca: Cardozo, Sandra Aparecida
Segundo membro da banca: Puig, Juliana de Paula Bigatão
Resumo: Este artigo examina as relações entre o Brasil e a África Lusófona na política externa brasileira desde os anos 1950, com um foco particular na Cooperação Sul-Sul (CSS) no setor educacional educacional. O objetivo do trabalho é analisar em que medida o Programa de Estudantes Convênio-Graduação (PEC-G) contribui para fortalecer a Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nos governos Lula e Bolsonaro. Nesse sentido, nossa hipótese é de que o PEC-G tem contribuído para o fortalecimento da Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os PALOP pelo seu caráter horizontal e pela extensão do programa. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem hipotético-dedutivo embasado na literatura especializada em política externa e CSS, bem como de relatórios oficiais da União e de dispositivos legais. Em suma, reconhece-se que embora o PEC-G tenha sido identificado como um instrumento eficaz para promover a cooperação entre o Brasil e os países em desenvolvimento, em particular os PALOP, é observado que em algumas ocasiões o programa se afasta dos princípios da CSS devido a pré-requisitos excludentes. Assim, enquanto a gestão de Lula buscou reforçar o emprego do PEC-G, sobretudo estreitar as relações com os PALOP, o governo de Bolsonaro adotou uma postura mais distante em relação à cooperação educacional e à África Lusófona.
Abstract: This article examines the relations between Brazil and Lusophone Africa in Brazilian foreign policy since the 1950s, with a particular focus on South-South Cooperation (SSC) in the educational sector. The aim of the study is to analyze the extent to which the Undergraduate Student Agreement Program (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G) contributes to strengthening South-South Cooperation between Brazil and the Portuguese-Speaking African Countries (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP) during the Lula and Bolsonaro administrations. Hence, our hypothesis is that PEC-G has contributed to strengthening South-South Cooperation between Brazil and the PALOP due to its horizontal nature and the program's scope. Methodologically, this is a hypothetico-deductive approach based on specialized literature in foreign policy and SSC, as well as official reports from the Union and legal instruments. In summary, it is acknowledged that although PEC-G has been identified as an effective instrument to promote cooperation between Brazil and developing countries, particularly the PALOP, it is observed that on some occasions the program deviates from SSC principles due to exclusionary prerequisites. Thus, while Lula's administration sought to strengthen the implementation of PEC-G, particularly by enhancing relations with the PALOP, the Bolsonaro government adopted a more distant stance towards educational cooperation and Lusophone Africa.
Palavras-chave: Política externa brasileira
Cooperação Sul-Sul
Relações Brasil-África
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
Brazilian foreign policy
South-South Cooperation
Brazil-Africa relations
Portuguese-speaking African Countries
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Yasmim Iara Monteiro de. A Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): O PEC-G nos governos Lula e Bolsonaro. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43410
Data de defesa: 19-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CooperaçãoSulSul.pdf653.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons