Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43410
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4782-8176
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): O PEC-G nos governos Lula e Bolsonaro
Autor: Carvalho, Yasmim Iara Monteiro de
Primer orientador: Tchinhama, Laurindo Paulo Ribeiro
Primer miembro de la banca: Cardozo, Sandra Aparecida
Segundo miembro de la banca: Puig, Juliana de Paula Bigatão
Resumen: Este artigo examina as relações entre o Brasil e a África Lusófona na política externa brasileira desde os anos 1950, com um foco particular na Cooperação Sul-Sul (CSS) no setor educacional educacional. O objetivo do trabalho é analisar em que medida o Programa de Estudantes Convênio-Graduação (PEC-G) contribui para fortalecer a Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nos governos Lula e Bolsonaro. Nesse sentido, nossa hipótese é de que o PEC-G tem contribuído para o fortalecimento da Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os PALOP pelo seu caráter horizontal e pela extensão do programa. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem hipotético-dedutivo embasado na literatura especializada em política externa e CSS, bem como de relatórios oficiais da União e de dispositivos legais. Em suma, reconhece-se que embora o PEC-G tenha sido identificado como um instrumento eficaz para promover a cooperação entre o Brasil e os países em desenvolvimento, em particular os PALOP, é observado que em algumas ocasiões o programa se afasta dos princípios da CSS devido a pré-requisitos excludentes. Assim, enquanto a gestão de Lula buscou reforçar o emprego do PEC-G, sobretudo estreitar as relações com os PALOP, o governo de Bolsonaro adotou uma postura mais distante em relação à cooperação educacional e à África Lusófona.
Abstract: This article examines the relations between Brazil and Lusophone Africa in Brazilian foreign policy since the 1950s, with a particular focus on South-South Cooperation (SSC) in the educational sector. The aim of the study is to analyze the extent to which the Undergraduate Student Agreement Program (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G) contributes to strengthening South-South Cooperation between Brazil and the Portuguese-Speaking African Countries (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP) during the Lula and Bolsonaro administrations. Hence, our hypothesis is that PEC-G has contributed to strengthening South-South Cooperation between Brazil and the PALOP due to its horizontal nature and the program's scope. Methodologically, this is a hypothetico-deductive approach based on specialized literature in foreign policy and SSC, as well as official reports from the Union and legal instruments. In summary, it is acknowledged that although PEC-G has been identified as an effective instrument to promote cooperation between Brazil and developing countries, particularly the PALOP, it is observed that on some occasions the program deviates from SSC principles due to exclusionary prerequisites. Thus, while Lula's administration sought to strengthen the implementation of PEC-G, particularly by enhancing relations with the PALOP, the Bolsonaro government adopted a more distant stance towards educational cooperation and Lusophone Africa.
Palabras clave: Política externa brasileira
Cooperação Sul-Sul
Relações Brasil-África
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
Brazilian foreign policy
South-South Cooperation
Brazil-Africa relations
Portuguese-speaking African Countries
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CARVALHO, Yasmim Iara Monteiro de. A Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): O PEC-G nos governos Lula e Bolsonaro. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43410
Fecha de defensa: 19-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CooperaçãoSulSul.pdf653.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons