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dc.creatorCarvalho, Yasmim Iara Monteiro de-
dc.date.accessioned2024-09-17T18:08:59Z-
dc.date.available2024-09-17T18:08:59Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.identifier.citationCARVALHO, Yasmim Iara Monteiro de. A Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): O PEC-G nos governos Lula e Bolsonaro. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43410-
dc.description.abstractThis article examines the relations between Brazil and Lusophone Africa in Brazilian foreign policy since the 1950s, with a particular focus on South-South Cooperation (SSC) in the educational sector. The aim of the study is to analyze the extent to which the Undergraduate Student Agreement Program (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G) contributes to strengthening South-South Cooperation between Brazil and the Portuguese-Speaking African Countries (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP) during the Lula and Bolsonaro administrations. Hence, our hypothesis is that PEC-G has contributed to strengthening South-South Cooperation between Brazil and the PALOP due to its horizontal nature and the program's scope. Methodologically, this is a hypothetico-deductive approach based on specialized literature in foreign policy and SSC, as well as official reports from the Union and legal instruments. In summary, it is acknowledged that although PEC-G has been identified as an effective instrument to promote cooperation between Brazil and developing countries, particularly the PALOP, it is observed that on some occasions the program deviates from SSC principles due to exclusionary prerequisites. Thus, while Lula's administration sought to strengthen the implementation of PEC-G, particularly by enhancing relations with the PALOP, the Bolsonaro government adopted a more distant stance towards educational cooperation and Lusophone Africa.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPolítica externa brasileirapt_BR
dc.subjectCooperação Sul-Sulpt_BR
dc.subjectRelações Brasil-Áfricapt_BR
dc.subjectPaíses Africanos de Língua Oficial Portuguesapt_BR
dc.subjectBrazilian foreign policypt_BR
dc.subjectSouth-South Cooperationpt_BR
dc.subjectBrazil-Africa relationspt_BR
dc.subjectPortuguese-speaking African Countriespt_BR
dc.titleA Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): O PEC-G nos governos Lula e Bolsonaropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tchinhama, Laurindo Paulo Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5273924799407538pt_BR
dc.contributor.referee1Cardozo, Sandra Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1955778668764111pt_BR
dc.contributor.referee2Puig, Juliana de Paula Bigatão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0403944436136199pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567642085242213pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo examina as relações entre o Brasil e a África Lusófona na política externa brasileira desde os anos 1950, com um foco particular na Cooperação Sul-Sul (CSS) no setor educacional educacional. O objetivo do trabalho é analisar em que medida o Programa de Estudantes Convênio-Graduação (PEC-G) contribui para fortalecer a Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nos governos Lula e Bolsonaro. Nesse sentido, nossa hipótese é de que o PEC-G tem contribuído para o fortalecimento da Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os PALOP pelo seu caráter horizontal e pela extensão do programa. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem hipotético-dedutivo embasado na literatura especializada em política externa e CSS, bem como de relatórios oficiais da União e de dispositivos legais. Em suma, reconhece-se que embora o PEC-G tenha sido identificado como um instrumento eficaz para promover a cooperação entre o Brasil e os países em desenvolvimento, em particular os PALOP, é observado que em algumas ocasiões o programa se afasta dos princípios da CSS devido a pré-requisitos excludentes. Assim, enquanto a gestão de Lula buscou reforçar o emprego do PEC-G, sobretudo estreitar as relações com os PALOP, o governo de Bolsonaro adotou uma postura mais distante em relação à cooperação educacional e à África Lusófona.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAISpt_BR
dc.orcid.putcode167730088-
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