Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43410
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4782-8176
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): O PEC-G nos governos Lula e Bolsonaro
Author: Carvalho, Yasmim Iara Monteiro de
First Advisor: Tchinhama, Laurindo Paulo Ribeiro
First member of the Committee: Cardozo, Sandra Aparecida
Second member of the Committee: Puig, Juliana de Paula Bigatão
Summary: Este artigo examina as relações entre o Brasil e a África Lusófona na política externa brasileira desde os anos 1950, com um foco particular na Cooperação Sul-Sul (CSS) no setor educacional educacional. O objetivo do trabalho é analisar em que medida o Programa de Estudantes Convênio-Graduação (PEC-G) contribui para fortalecer a Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nos governos Lula e Bolsonaro. Nesse sentido, nossa hipótese é de que o PEC-G tem contribuído para o fortalecimento da Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os PALOP pelo seu caráter horizontal e pela extensão do programa. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem hipotético-dedutivo embasado na literatura especializada em política externa e CSS, bem como de relatórios oficiais da União e de dispositivos legais. Em suma, reconhece-se que embora o PEC-G tenha sido identificado como um instrumento eficaz para promover a cooperação entre o Brasil e os países em desenvolvimento, em particular os PALOP, é observado que em algumas ocasiões o programa se afasta dos princípios da CSS devido a pré-requisitos excludentes. Assim, enquanto a gestão de Lula buscou reforçar o emprego do PEC-G, sobretudo estreitar as relações com os PALOP, o governo de Bolsonaro adotou uma postura mais distante em relação à cooperação educacional e à África Lusófona.
Abstract: This article examines the relations between Brazil and Lusophone Africa in Brazilian foreign policy since the 1950s, with a particular focus on South-South Cooperation (SSC) in the educational sector. The aim of the study is to analyze the extent to which the Undergraduate Student Agreement Program (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G) contributes to strengthening South-South Cooperation between Brazil and the Portuguese-Speaking African Countries (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP) during the Lula and Bolsonaro administrations. Hence, our hypothesis is that PEC-G has contributed to strengthening South-South Cooperation between Brazil and the PALOP due to its horizontal nature and the program's scope. Methodologically, this is a hypothetico-deductive approach based on specialized literature in foreign policy and SSC, as well as official reports from the Union and legal instruments. In summary, it is acknowledged that although PEC-G has been identified as an effective instrument to promote cooperation between Brazil and developing countries, particularly the PALOP, it is observed that on some occasions the program deviates from SSC principles due to exclusionary prerequisites. Thus, while Lula's administration sought to strengthen the implementation of PEC-G, particularly by enhancing relations with the PALOP, the Bolsonaro government adopted a more distant stance towards educational cooperation and Lusophone Africa.
Keywords: Política externa brasileira
Cooperação Sul-Sul
Relações Brasil-África
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
Brazilian foreign policy
South-South Cooperation
Brazil-Africa relations
Portuguese-speaking African Countries
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARVALHO, Yasmim Iara Monteiro de. A Cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): O PEC-G nos governos Lula e Bolsonaro. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43410
Date of defense: 19-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CooperaçãoSulSul.pdf653.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons