Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43390
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-6406-2150
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A comunicação da criança: uma interpretação do/a desenho/escrita no estágio obrigatório
Autor(es): Silva, Jaysla Arruda
Primeiro orientador: Passos, Simone Aparecida dos
Primeiro membro da banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Segundo membro da banca: Marcelino, Mical de Melo
Resumo: Este trabalho foi elaborado com base em registros e experiências adquiridos em um período de Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia do Campus Pontal, realizado em 31 de março ao dia 15 de junho de 2023, em uma escola pública voltado ao ensino fundamental. Trazendo como proposta de problema o reconhecimento/conhecimento, por parte do pedagogo, do desenho como expressão e linguagem das crianças em fase de alfabetização, com o objetivo de estudar esses desenhos recebidos como forma de linguagem. Essa pesquisa se torna bibliográfica e documental, com diálogo de autores como Seber (1997), Zamboni (2001), Fischer (1987), dentre outros e documentos do estágio que permitem refletir sobre a temática. Sendo dividido em três partes, a primeira uma reflexão sobre o estágio, a segunda, a apresentação de 15 cartas e uma investigação sobre o campo das artes visuais e a pedagogia e a terceira uma análise de 3 escritas (artes) emitidas em papéis no período de intervenção por crianças em processo de alfabetização. Concluindo na importância do pedagogo em buscar um olhar para as crianças e suas criações, permitindo reconhecer suas habilidades e linguagens.
Palavras-chave: Arte.
Desenho.
Alfabetização.
Estágio.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Jaysla Arruda. A comunicação da criança: uma interpretação do/a desenho/escrita no estágio obrigatório. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43390
Data de defesa: 25-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComunicaçãoDaCriança.pdf816.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons