Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Jaysla Arruda-
dc.date.accessioned2024-09-17T13:16:32Z-
dc.date.available2024-09-17T13:16:32Z-
dc.date.issued2024-04-25-
dc.identifier.citationSILVA, Jaysla Arruda. A comunicação da criança: uma interpretação do/a desenho/escrita no estágio obrigatório. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43390-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectArte.pt_BR
dc.subjectDesenho.pt_BR
dc.subjectAlfabetização.pt_BR
dc.subjectEstágio.pt_BR
dc.titleA comunicação da criança: uma interpretação do/a desenho/escrita no estágio obrigatóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Passos, Simone Aparecida dos-
dc.contributor.advisor1LattesDoutorado em História pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil(2015) Professor da Universidade Federal de Uberlândia , Brasilpt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee1LattesDoutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2011) Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia , Brasilpt_BR
dc.contributor.referee2Marcelino, Mical de Melo-
dc.contributor.referee2LattesDoutorado em Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação - USP, Brasil(2015) Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia , Brasilpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi elaborado com base em registros e experiências adquiridos em um período de Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia do Campus Pontal, realizado em 31 de março ao dia 15 de junho de 2023, em uma escola pública voltado ao ensino fundamental. Trazendo como proposta de problema o reconhecimento/conhecimento, por parte do pedagogo, do desenho como expressão e linguagem das crianças em fase de alfabetização, com o objetivo de estudar esses desenhos recebidos como forma de linguagem. Essa pesquisa se torna bibliográfica e documental, com diálogo de autores como Seber (1997), Zamboni (2001), Fischer (1987), dentre outros e documentos do estágio que permitem refletir sobre a temática. Sendo dividido em três partes, a primeira uma reflexão sobre o estágio, a segunda, a apresentação de 15 cartas e uma investigação sobre o campo das artes visuais e a pedagogia e a terceira uma análise de 3 escritas (artes) emitidas em papéis no período de intervenção por crianças em processo de alfabetização. Concluindo na importância do pedagogo em buscar um olhar para as crianças e suas criações, permitindo reconhecer suas habilidades e linguagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode167729982-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComunicaçãoDaCriança.pdf816.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons