Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43273| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-4254-8339 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Teorema das Quatro Cores e Aplicações na Educação Básica |
| Título(s) alternativo(s): | Four Color Theorem and Applications in Basic Education |
| Autor(es): | Nascimento, Matheus Henrique Silva do |
| Primeiro orientador: | Carneiro, Evaneide Alves |
| Primeiro membro da banca: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
| Segundo membro da banca: | Rosa, Wallisom da Silva |
| Resumo: | Neste trabalho, fizemos um estudo sobre a Teoria dos Grafos, abordando a coloração de vértices associada a mapas, enunciamos e demonstramos o Teorema das Cinco Cores, e apresentamos a história do surgimento do Teorema das Quatro Cores junto à ideia de sua demonstração, e ainda, tentamos desvendar o porquê desses conteúdos não serem utilizados ou apresentados nos ambientes de escolarização básica. Inicialmente são evidenciadas as motivações para a elaboração dessa pesquisa, e ainda, um pouco sobre o surgimento da ideia. Após, trabalhadas as principais definições, lemas, teoremas e demonstrações necessárias para compreensão do tema. Durante todo o texto fez-se uso, quando possível, de figuras, com o objetivo de tornar a compreensão facilitada. A partir disso, é apresentada a história do surgimento do Problema das Quatro Cores, seu longo período de demonstração, e os indivíduos envolvidos nesse processo, além dos benefícios vindos de sua prova. São discutidas também as melhorias alcançadas em sua demonstração, obtidas ao longo dos anos com o desenvolvimento da tecnologia e da descoberta de configurações redundantes. Para aprofundar mais no tema, mergulhamos na contraprova obtida sobre uma das demonstrações falhas do teorema, e analisamos o quanto essa falha foi benéfica para o desenvolvimento da prova final, junto a diversas contribuições para a matemática e outros ramos da ciência. A seguir, com todas as informações estudadas, foi elaborado um plano de aula envolvendo a coloração de mapas e a teoria dos grafos, que após ser aplicado, durante o estágio supervisionado, em uma aula do 1º ano do ensino médio foi analisado levando em consideração toda experiência vivenciada, sendo o primeiro contato dos alunos com o assunto. Por fim, é exposta a resposta obtida até então para a indagação feita inicialmente, de acordo com as vivências e discussões presenciadas, trazendo apontamentos sobre cada um dos capítulos apresentados, junto ao fechamento das ideias discutidas. |
| Palavras-chave: | Teorema das Quatro Cores Teoria dos Grafos Educação Básica Coloração de Vértices |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | NASCIMENTO, Matheus Henrique Silva do Nascimento. Teorema das Quatros Cores e Aplicações na Educação Básica. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43273 |
| Data de defesa: | 23-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TeoremaQuatrosCores.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
