Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43273
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Matheus Henrique Silva do | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T12:26:23Z | - |
dc.date.available | 2024-09-06T12:26:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Matheus Henrique Silva do Nascimento. Teorema das Quatros Cores e Aplicações na Educação Básica. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43273 | - |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teorema das Quatro Cores | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Grafos | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Coloração de Vértices | pt_BR |
dc.title | Teorema das Quatro Cores e Aplicações na Educação Básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Four Color Theorem and Applications in Basic Education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carneiro, Evaneide Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7748150619501176 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Cristiane Coppe de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1337700960486255 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rosa, Wallisom da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7545491567456923 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5276411440302689 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, fizemos um estudo sobre a Teoria dos Grafos, abordando a coloração de vértices associada a mapas, enunciamos e demonstramos o Teorema das Cinco Cores, e apresentamos a história do surgimento do Teorema das Quatro Cores junto à ideia de sua demonstração, e ainda, tentamos desvendar o porquê desses conteúdos não serem utilizados ou apresentados nos ambientes de escolarização básica. Inicialmente são evidenciadas as motivações para a elaboração dessa pesquisa, e ainda, um pouco sobre o surgimento da ideia. Após, trabalhadas as principais definições, lemas, teoremas e demonstrações necessárias para compreensão do tema. Durante todo o texto fez-se uso, quando possível, de figuras, com o objetivo de tornar a compreensão facilitada. A partir disso, é apresentada a história do surgimento do Problema das Quatro Cores, seu longo período de demonstração, e os indivíduos envolvidos nesse processo, além dos benefícios vindos de sua prova. São discutidas também as melhorias alcançadas em sua demonstração, obtidas ao longo dos anos com o desenvolvimento da tecnologia e da descoberta de configurações redundantes. Para aprofundar mais no tema, mergulhamos na contraprova obtida sobre uma das demonstrações falhas do teorema, e analisamos o quanto essa falha foi benéfica para o desenvolvimento da prova final, junto a diversas contribuições para a matemática e outros ramos da ciência. A seguir, com todas as informações estudadas, foi elaborado um plano de aula envolvendo a coloração de mapas e a teoria dos grafos, que após ser aplicado, durante o estágio supervisionado, em uma aula do 1º ano do ensino médio foi analisado levando em consideração toda experiência vivenciada, sendo o primeiro contato dos alunos com o assunto. Por fim, é exposta a resposta obtida até então para a indagação feita inicialmente, de acordo com as vivências e discussões presenciadas, trazendo apontamentos sobre cada um dos capítulos apresentados, junto ao fechamento das ideias discutidas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 60 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 166997793 | - |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TeoremaQuatrosCores.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.