Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43252
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-9131-4394
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A transmasculinidade em cena: reflexões sobre a aula espetáculo da dúvida ao "erro": fragmento de um não binário
Autor(es): Mendonça, Luano Moura Motta de
Primeiro orientador: Paula, Wellington Menegaz
Primeiro membro da banca: Souza, Henrique Bezerra de
Segundo membro da banca: Nascimento, Rubia Bernardes
Terceiro membro da banca: Salmin, Lino Ravenna
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões sobre a elaboração e circulação da aula espetáculo Da dúvida ao “erro”: fragmento de um não binário, onde, em um monólogo, expresso poesias sobre minha autobiografia abordando questões de gênero e transgeneridade, tendo como objetivo expor minha transgeneridade, a sexualização de corpos e explicar termos da comunidade trans, como por exemplo “não binário” ou “transmasculino” para jovens e adultes em sala de aula. A aula espetáculo de 30 minutos estreou na Universidade Federal de Uberlândia em 2022 e circulou nas turmas Educação de Jovens e Adultos das escolas estaduais Ângela Teixeira, Parque São Jorge e na escola de educação básica da UFU (ESEBA) em 2023. onde se instaurou discussões acerca de gênero e identidade. Em um ambiente escolar comumente binário e cisgênero, apresentar uma narrativa não binária expandiu o conhecimento e inclusão des alunes e docentes.
Abstract: Este trabajo de conclusión de curso presenta reflexiones sobre la preparación y circulación de la clase de espectáculo Da dúvida ao “erro”: fragmento de um não binário, donde en un monólogo expreso poemas sobre mi autobiografía abordando temas de género y transgenerismo, con el objetivo de exponer mi transgenerismo, la sexualización de los cuerpos y explicar términos propios de la comunidad trans, como “no binario” o “transmasculino” a los jóvenes y adultos en el aula. La clase espectáculo de 30 minutos se estrenó en la Universidad Federal de Uberlândia en 2022 y circuló en las clases de Educación de Jóvenes y Adultos de las escuelas públicas Angela Teixeira, Parque São Jorge y en la escuela de educación básica (ESEBA) de la UFU en 2023, donde se discutió sobre de género e identidad. En un entorno escolar comúnmente binario y cisgénero, presentar una narrativa no binaria amplió el conocimiento y la inclusión de los estudiantes y profesores.
Palavras-chave: transmasculino
aula-espetáculo
autobiografia
não binário
transgeneridade
escola
poesia
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MENDONÇA, Luano Moura Motta de. A transmasculinidade em cena: reflexões sobre a aula espetáculo da dúvida ao "erro": fragmento de um não binário. 2024. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43252
Data de defesa: 25-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TransmasculinidadeEmCena.pdf4.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.