Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendonça, Luano Moura Motta de-
dc.date.accessioned2024-09-05T14:25:51Z-
dc.date.available2024-09-05T14:25:51Z-
dc.date.issued2024-04-25-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Luano Moura Motta de. A transmasculinidade em cena: reflexões sobre a aula espetáculo da dúvida ao "erro": fragmento de um não binário. 2024. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43252-
dc.description.abstractEste trabajo de conclusión de curso presenta reflexiones sobre la preparación y circulación de la clase de espectáculo Da dúvida ao “erro”: fragmento de um não binário, donde en un monólogo expreso poemas sobre mi autobiografía abordando temas de género y transgenerismo, con el objetivo de exponer mi transgenerismo, la sexualización de los cuerpos y explicar términos propios de la comunidad trans, como “no binario” o “transmasculino” a los jóvenes y adultos en el aula. La clase espectáculo de 30 minutos se estrenó en la Universidad Federal de Uberlândia en 2022 y circuló en las clases de Educación de Jóvenes y Adultos de las escuelas públicas Angela Teixeira, Parque São Jorge y en la escuela de educación básica (ESEBA) de la UFU en 2023, donde se discutió sobre de género e identidad. En un entorno escolar comúnmente binario y cisgénero, presentar una narrativa no binaria amplió el conocimiento y la inclusión de los estudiantes y profesores.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttransmasculinopt_BR
dc.subjectaula-espetáculopt_BR
dc.subjectautobiografiapt_BR
dc.subjectnão bináriopt_BR
dc.subjecttransgeneridadept_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectpoesiapt_BR
dc.titleA transmasculinidade em cena: reflexões sobre a aula espetáculo da dúvida ao "erro": fragmento de um não bináriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Wellington Menegaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339892040710332pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Henrique Bezerra de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658295287500787pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Rubia Bernardes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6108896701890506pt_BR
dc.contributor.referee3Salmin, Lino Ravenna-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7163860908206679pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões sobre a elaboração e circulação da aula espetáculo Da dúvida ao “erro”: fragmento de um não binário, onde, em um monólogo, expresso poesias sobre minha autobiografia abordando questões de gênero e transgeneridade, tendo como objetivo expor minha transgeneridade, a sexualização de corpos e explicar termos da comunidade trans, como por exemplo “não binário” ou “transmasculino” para jovens e adultes em sala de aula. A aula espetáculo de 30 minutos estreou na Universidade Federal de Uberlândia em 2022 e circulou nas turmas Educação de Jovens e Adultos das escolas estaduais Ângela Teixeira, Parque São Jorge e na escola de educação básica da UFU (ESEBA) em 2023. onde se instaurou discussões acerca de gênero e identidade. Em um ambiente escolar comumente binário e cisgênero, apresentar uma narrativa não binária expandiu o conhecimento e inclusão des alunes e docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode166931181-
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TransmasculinidadeEmCena.pdf4.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.