Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43252
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-9131-4394 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A transmasculinidade em cena: reflexões sobre a aula espetáculo da dúvida ao "erro": fragmento de um não binário |
Autor: | Mendonça, Luano Moura Motta de |
Primer orientador: | Paula, Wellington Menegaz |
Primer miembro de la banca: | Souza, Henrique Bezerra de |
Segundo miembro de la banca: | Nascimento, Rubia Bernardes |
Tercer miembro de la banca: | Salmin, Lino Ravenna |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões sobre a elaboração e circulação da aula espetáculo Da dúvida ao “erro”: fragmento de um não binário, onde, em um monólogo, expresso poesias sobre minha autobiografia abordando questões de gênero e transgeneridade, tendo como objetivo expor minha transgeneridade, a sexualização de corpos e explicar termos da comunidade trans, como por exemplo “não binário” ou “transmasculino” para jovens e adultes em sala de aula. A aula espetáculo de 30 minutos estreou na Universidade Federal de Uberlândia em 2022 e circulou nas turmas Educação de Jovens e Adultos das escolas estaduais Ângela Teixeira, Parque São Jorge e na escola de educação básica da UFU (ESEBA) em 2023. onde se instaurou discussões acerca de gênero e identidade. Em um ambiente escolar comumente binário e cisgênero, apresentar uma narrativa não binária expandiu o conhecimento e inclusão des alunes e docentes. |
Abstract: | Este trabajo de conclusión de curso presenta reflexiones sobre la preparación y circulación de la clase de espectáculo Da dúvida ao “erro”: fragmento de um não binário, donde en un monólogo expreso poemas sobre mi autobiografía abordando temas de género y transgenerismo, con el objetivo de exponer mi transgenerismo, la sexualización de los cuerpos y explicar términos propios de la comunidad trans, como “no binario” o “transmasculino” a los jóvenes y adultos en el aula. La clase espectáculo de 30 minutos se estrenó en la Universidad Federal de Uberlândia en 2022 y circuló en las clases de Educación de Jóvenes y Adultos de las escuelas públicas Angela Teixeira, Parque São Jorge y en la escuela de educación básica (ESEBA) de la UFU en 2023, donde se discutió sobre de género e identidad. En un entorno escolar comúnmente binario y cisgénero, presentar una narrativa no binaria amplió el conocimiento y la inclusión de los estudiantes y profesores. |
Palabras clave: | transmasculino aula-espetáculo autobiografia não binário transgeneridade escola poesia |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MENDONÇA, Luano Moura Motta de. A transmasculinidade em cena: reflexões sobre a aula espetáculo da dúvida ao "erro": fragmento de um não binário. 2024. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43252 |
Fecha de defensa: | 25-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TransmasculinidadeEmCena.pdf | 4.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.