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ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-7424-4053
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Serviço Social no atendimento das famílias de crianças com transtorno do espectro autista (tea) na educação infantil
Autor(es): Pereira, Beatriz Vieira Silva
Primeiro orientador: Calixto, Flander de Almeida
Primeiro membro da banca: Calixto, Flander de Almeida
Segundo membro da banca: Martiniano, Luzilene de Almeida
Terceiro membro da banca: Cintra, Soraia Veloso
Resumo: O artigo pesquisou o trabalho do Serviço Social no atendimento das famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola municipal de ensino infantil. Objetivou-se conhecer as estratégias no trabalho do/a assistente social na equipe multiprofissional e com as famílias das crianças com TEA por meio das políticas sociais públicas, (faixa etária de 10 meses a 4 anos). A pesquisa se justifica pela importância da inserção e inclusão social da criança com TEA na escola de ensino infantil, mas também a importância da instrumentalidade utilizada pelo/a assistente social nas políticas sociais públicas para garantir a inclusão e permanência de crianças, por meio do atendimento multidisciplinar direto às famílias. Conhecer o trabalho educacional realizado com o apoio das Redes da cidade, ao considerar que o assistente social atua conforme a racionalidade dada pela totalidade ao se conduzir na intervenção de modo crítico e competente, comprometido com a garantia dos direitos. Busca com a finalidade de seu trabalho a construção de estratégias para emancipação dos usuários. A pesquisa se desenvolveu com o método de pesquisa exploratória e um instrumental de nove perguntas abertas que foram respondidas por assistentes sociais de 4 escolas sorteadas no município.
Abstract: The article researched the work of Social Services in assisting families of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) at the municipal preschool. The objective was to understand the strategies in the work of social workers in the multidisciplinary team and with the families of children with ASD at regular schools through public social policies (age range from ten months to four years). The research is justified taking into account the importance of insertion and social inclusion of children with ASD in regular schools, but also the importance of the instruments used by social workers in public social policies to guarantee the inclusion and permanence of children, for through direct multidisciplinary care to families, and get to know the educational work carried out with the support of the city's networks, taking into account that the Social Work professional must have a critical and competent perspective of the totality, committed to rights, helping in the construction of strategies for emancipating users. The research is developed using the exploratory research method and an instrument of nine open questions that are answered by social workers from four randomly selected schools.
Palavras-chave: Serviço Social
Escolas
Famílias
TEA
Social Work
School
Families
ASD
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Beatriz Vieira Silva. O Serviço Social no atendimento das famílias de crianças com transtorno do espectro autista (tea) na educação infantil. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43192
Data de defesa: 10-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social (Ituiutaba / Pontal)

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