Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43192
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-7424-4053 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O Serviço Social no atendimento das famílias de crianças com transtorno do espectro autista (tea) na educação infantil |
Autor: | Pereira, Beatriz Vieira Silva |
Primer orientador: | Calixto, Flander de Almeida |
Primer miembro de la banca: | Calixto, Flander de Almeida |
Segundo miembro de la banca: | Martiniano, Luzilene de Almeida |
Tercer miembro de la banca: | Cintra, Soraia Veloso |
Resumen: | O artigo pesquisou o trabalho do Serviço Social no atendimento das famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola municipal de ensino infantil. Objetivou-se conhecer as estratégias no trabalho do/a assistente social na equipe multiprofissional e com as famílias das crianças com TEA por meio das políticas sociais públicas, (faixa etária de 10 meses a 4 anos). A pesquisa se justifica pela importância da inserção e inclusão social da criança com TEA na escola de ensino infantil, mas também a importância da instrumentalidade utilizada pelo/a assistente social nas políticas sociais públicas para garantir a inclusão e permanência de crianças, por meio do atendimento multidisciplinar direto às famílias. Conhecer o trabalho educacional realizado com o apoio das Redes da cidade, ao considerar que o assistente social atua conforme a racionalidade dada pela totalidade ao se conduzir na intervenção de modo crítico e competente, comprometido com a garantia dos direitos. Busca com a finalidade de seu trabalho a construção de estratégias para emancipação dos usuários. A pesquisa se desenvolveu com o método de pesquisa exploratória e um instrumental de nove perguntas abertas que foram respondidas por assistentes sociais de 4 escolas sorteadas no município. |
Abstract: | The article researched the work of Social Services in assisting families of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) at the municipal preschool. The objective was to understand the strategies in the work of social workers in the multidisciplinary team and with the families of children with ASD at regular schools through public social policies (age range from ten months to four years). The research is justified taking into account the importance of insertion and social inclusion of children with ASD in regular schools, but also the importance of the instruments used by social workers in public social policies to guarantee the inclusion and permanence of children, for through direct multidisciplinary care to families, and get to know the educational work carried out with the support of the city's networks, taking into account that the Social Work professional must have a critical and competent perspective of the totality, committed to rights, helping in the construction of strategies for emancipating users. The research is developed using the exploratory research method and an instrument of nine open questions that are answered by social workers from four randomly selected schools. |
Palabras clave: | Serviço Social Escolas Famílias TEA Social Work School Families ASD |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PEREIRA, Beatriz Vieira Silva. O Serviço Social no atendimento das famílias de crianças com transtorno do espectro autista (tea) na educação infantil. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43192 |
Fecha de defensa: | 10-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Serviço Social (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ServiçoSocialAtendimento.pdf | Artigo/ Trabalho de Conclusão de Curso | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons