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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43146
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-9680-936X |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Articulação de saberes no processo de produção textual: experiências e vivências com o 9º ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Articulation of knowledge in the textual production process: experiences and experiences with the 9th year of elementary school |
Autor(es): | Silva, Sonia Aparecida da |
Primeiro orientador: | Araújo, Maurício Viana de |
Primeiro membro da banca: | Brauer, Karin Claudia Nin |
Segundo membro da banca: | Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo descrever e interpretar uma experiência de articular os saberes no processo de produção do artigo de opinião, sob uma perspectiva complexa e transdisciplinar, numa turma do 9º ano do ensino fundamental do estado de Goiás, por intermédio do desenvolvimento de atividades em que o aluno-partícipe como sujeito de sua aprendizagem, devia refletir e produzir textos dando ênfase aos aspectos sociodiscursivos, temáticos, composicionais e estilísticos, articulando saberes de diferentes áreas do conhecimento. Ela não se constituiu no delineamento de um caminho com sequências de atividades determinadas de maneira rígida, mas, sim, numa prática fundamentada no reconhecimento da incerteza, da imprevisibilidade, da aleatoriedade, da intersubjetividade na reorganização do processo de ensino e de aprendizagem. Isso porque existem diferentes possibilidades didático-metodológicas que podem desencadear novos encaminhamentos discursivos. Para tanto, são esboçadas algumas sugestões de atividades com ênfase no itinerário de aprofundamento, direcionadas para a produção de textos dos gêneros da esfera jornalística sobre temas transversais polêmicos. A pesquisa foi fundamentada nos princípios epistemológicos do pensamento complexo (Morin 2000; 2002; 2003; 2005; 2011); na abordagem enunciativa-discursiva de Bakhtin (2016; 2017); na transdisciplinaridade, por Moraes (2008, 2014, 2015), Ribeiro e Moraes (2014), Nicolescu (1999), Araújo (2015) na compreensão de texto proposto por Geraldi (1997) e outros autores. A metodologia qualitativa adotada na pesquisa foi a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC), que de acordo com Freire (2010; 2012), consiste na interpretação da experiência vivida pelos sujeitos, por intermédio dos registros escritos. Sendo que eles foram obtidos com as produções, conversas hermenêuticas e anotações no diário crítico-reflexivo, após o cumprimento das etapas do ciclo de validação: textualização, refinamento, ressignificação e identificação de temas, subtemas e sub-subtemas. Por sua vez, o processo de refinamento e de ressignificação possibilitou o surgimento dos seguintes temas hermenêutico-fenomenológicos: escrita, que desencadeou os subtemas ideias, fala, dificuldade e palavras; vida, de onde emergiram os subtemas pena de morte, leis e aborto; saber, que propiciou o desdobramento dos subtemas conhecimento, aprender e avaliação, por meio do último surgiu o sub-subtema notas. |
Abstract: | This research aims to describe and interpret an experience of articulating knowledge in the process of producing an opinion article, from a complex and transdisciplinary perspective, in a 9th year elementary school class in the state of Goiás, through the development of activities in that the student-participant as the subject of their learning, was expected to reflect and pro-duce texts, emphasizing the socio-discursive, thematic, compositional and stylistic aspects, articulating knowledge from different areas of knowledge. It consisted of both a rigidly struc-tured path with predetermined activity sequences and an approach to reorganizing the teach-ing and learning process that acknowledged ambiguity, unpredictability, randomness, and intersubjectivity. That happens because new discursive orientations might be sparked by a va-riety of approaches and didactic-methodological possibilities. In order to achieve this, a few recommendations for activities are provided, with a focus on the deepening itinerary, with the goal of producing journalistic texts on contentious, intersecting subjects. The research was based on the epistemological principles of complex thinking (Morin 2000, 2002, 2003, 2005, 2011), Bakhtin (2016, 2017)'s enunciative-discursive approach, the transdisciplinary work of Moraes (2008, 2014, 2015), Ribeiro and Moraes (2014), Nicolescu (1999), Araújo (2015), and Geraldi (1997) and other authors. The study employed a qualitative approach known as the Hermeneutic-Phenomenological Complex Approach, which was defined by Freire (2010, 2012) as follows: after the stages of the validation cycle – textualization, refinement, resignifi-cation, and identification of themes, sub-themes, and sub-sub-themes are fulfilled, the experi-ence of the subjects is interpreted through written records as they were obtained with the pro-ductions, hermeneutic conversations, and annotations in the reflective diary. Consequently, the following hermeneutic-phenomenological themes emerged as a result of the process of refinement and resignification: writing, which gave rise to the sub-themes of ideas, speech, difficulty, and words; life, which gave rise to the subthemes of abortion, laws, and the death penalty; and knowing, which aided in the subtheme of knowledge, learning, and evaluation, which in turn gave rise to the subtheme of notes. |
Palavras-chave: | Complexidade Complexity Transdisciplinaridade Transdisciplinarity Produção de texto Text production Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa Complex Hermeneutic-Phenomenological Approach Educação básica Basic Education Linguística linguistics |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Assunto: | Linguística Produzindo textos Texto e linguagem Texto para praticar redação Escrita criativa (Ensino fundamental) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Referência: | SILVA, Sonia Aparecida da. Articulação de saberes no processo de produção textual: experiências e vivências com o 9º ano do ensino fundamental. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.132. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.132 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43146 |
Data de defesa: | 28-Mar-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ArticulaçãoSaberesProcesso.pdf | Dissertação | 2.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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