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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 United States
Título: Aproximações e distanciamentos entre Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares de municípios do Triângulo Mineiro
Autor(es): Nascimento, Pedro Isaac
Primeiro orientador: Ribeiro, Gabriela Machado
Primeiro membro da banca: Nunes, Sérgio Inácio
Segundo membro da banca: Bertoni, Sônia
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pela Resolução CNE/CP Nº2/2017, tem direcionado a elaboração dos documentos curriculares de estados e municípios e condicionado a organização do trabalho pedagógico dos professores. Considerando esse cenário, este estudo tem como foco analisar as propostas curriculares de municípios do Triângulo Mineiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa realizada a partir de análise documental. Foi realizada uma busca nos sites oficiais dos 35 municípios, consultando as publicações da Secretaria de Educação de cada município, com objetivo de localizar os documentos curriculares. Logo após foi realizado uma análise dos documentos encontrados, com foco na área da Educação Física, correlacionando-os com as prescrições da Base Nacional Comum Curricular, destacando as aproximações e distanciamentos. Considerando, os 35 municípios, foi possível constatar que apenas dois apresentaram documentos curriculares em seu site: Uberlândia e Uberaba. No município de Uberlândia, as diretrizes curriculares municipais, de maneira geral, se apresentam bastante alinhadas com a BNCC, enquanto o documento de Uberaba também traz muitas similaridades, mas acrescenta habilidades e objetos de ensino além dos propostos pela BNCC. Pode-se apontar que as diretrizes curriculares de Educação Física de Uberlândia e de Uberaba, estão de acordo com a BNCC. Pode-se apontar também que os municípios do Triângulo Mineiro, em geral, carecem de documentos e diretrizes curriculares municipais elaborados levando em consideração a realidade e especificidades locais.
Palavras-chave: BNCC
Documentos curriculares
Educação Física
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NASCIMENTO,Pedro Isaac. Aproximações e distanciamentos entre Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares de municípios do Triângulo Mineiro.2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43084
Data de defesa: 2-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

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