Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43084
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 United States |
Título: | Aproximações e distanciamentos entre Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares de municípios do Triângulo Mineiro |
Autor: | Nascimento, Pedro Isaac |
Primer orientador: | Ribeiro, Gabriela Machado |
Primer miembro de la banca: | Nunes, Sérgio Inácio |
Segundo miembro de la banca: | Bertoni, Sônia |
Resumen: | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pela Resolução CNE/CP Nº2/2017, tem direcionado a elaboração dos documentos curriculares de estados e municípios e condicionado a organização do trabalho pedagógico dos professores. Considerando esse cenário, este estudo tem como foco analisar as propostas curriculares de municípios do Triângulo Mineiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa realizada a partir de análise documental. Foi realizada uma busca nos sites oficiais dos 35 municípios, consultando as publicações da Secretaria de Educação de cada município, com objetivo de localizar os documentos curriculares. Logo após foi realizado uma análise dos documentos encontrados, com foco na área da Educação Física, correlacionando-os com as prescrições da Base Nacional Comum Curricular, destacando as aproximações e distanciamentos. Considerando, os 35 municípios, foi possível constatar que apenas dois apresentaram documentos curriculares em seu site: Uberlândia e Uberaba. No município de Uberlândia, as diretrizes curriculares municipais, de maneira geral, se apresentam bastante alinhadas com a BNCC, enquanto o documento de Uberaba também traz muitas similaridades, mas acrescenta habilidades e objetos de ensino além dos propostos pela BNCC. Pode-se apontar que as diretrizes curriculares de Educação Física de Uberlândia e de Uberaba, estão de acordo com a BNCC. Pode-se apontar também que os municípios do Triângulo Mineiro, em geral, carecem de documentos e diretrizes curriculares municipais elaborados levando em consideração a realidade e especificidades locais. |
Palabras clave: | BNCC Documentos curriculares Educação Física |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | NASCIMENTO,Pedro Isaac. Aproximações e distanciamentos entre Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares de municípios do Triângulo Mineiro.2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43084 |
Fecha de defensa: | 2-may-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AproximaçõesDistanciamentosEntre.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons