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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43084
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Nascimento, Pedro Isaac | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T12:51:13Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T12:51:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO,Pedro Isaac. Aproximações e distanciamentos entre Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares de municípios do Triângulo Mineiro.2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43084 | - |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Documentos curriculares | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | Aproximações e distanciamentos entre Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares de municípios do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Gabriela Machado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | 1122795180034348 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Sérgio Inácio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | 9562169347266284 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bertoni, Sônia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | 5227136685437982 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | 4235073122143803 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pela Resolução CNE/CP Nº2/2017, tem direcionado a elaboração dos documentos curriculares de estados e municípios e condicionado a organização do trabalho pedagógico dos professores. Considerando esse cenário, este estudo tem como foco analisar as propostas curriculares de municípios do Triângulo Mineiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa realizada a partir de análise documental. Foi realizada uma busca nos sites oficiais dos 35 municípios, consultando as publicações da Secretaria de Educação de cada município, com objetivo de localizar os documentos curriculares. Logo após foi realizado uma análise dos documentos encontrados, com foco na área da Educação Física, correlacionando-os com as prescrições da Base Nacional Comum Curricular, destacando as aproximações e distanciamentos. Considerando, os 35 municípios, foi possível constatar que apenas dois apresentaram documentos curriculares em seu site: Uberlândia e Uberaba. No município de Uberlândia, as diretrizes curriculares municipais, de maneira geral, se apresentam bastante alinhadas com a BNCC, enquanto o documento de Uberaba também traz muitas similaridades, mas acrescenta habilidades e objetos de ensino além dos propostos pela BNCC. Pode-se apontar que as diretrizes curriculares de Educação Física de Uberlândia e de Uberaba, estão de acordo com a BNCC. Pode-se apontar também que os municípios do Triângulo Mineiro, em geral, carecem de documentos e diretrizes curriculares municipais elaborados levando em consideração a realidade e especificidades locais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 39 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
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