Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43084
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Pedro Isaac-
dc.date.accessioned2024-08-22T12:51:13Z-
dc.date.available2024-08-22T12:51:13Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.citationNASCIMENTO,Pedro Isaac. Aproximações e distanciamentos entre Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares de municípios do Triângulo Mineiro.2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43084-
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDocumentos curricularespt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleAproximações e distanciamentos entre Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares de municípios do Triângulo Mineiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gabriela Machado-
dc.contributor.advisor1Lattes1122795180034348pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.referee1Lattes9562169347266284pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Sônia-
dc.contributor.referee2Lattes5227136685437982pt_BR
dc.creator.Lattes4235073122143803pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pela Resolução CNE/CP Nº2/2017, tem direcionado a elaboração dos documentos curriculares de estados e municípios e condicionado a organização do trabalho pedagógico dos professores. Considerando esse cenário, este estudo tem como foco analisar as propostas curriculares de municípios do Triângulo Mineiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa realizada a partir de análise documental. Foi realizada uma busca nos sites oficiais dos 35 municípios, consultando as publicações da Secretaria de Educação de cada município, com objetivo de localizar os documentos curriculares. Logo após foi realizado uma análise dos documentos encontrados, com foco na área da Educação Física, correlacionando-os com as prescrições da Base Nacional Comum Curricular, destacando as aproximações e distanciamentos. Considerando, os 35 municípios, foi possível constatar que apenas dois apresentaram documentos curriculares em seu site: Uberlândia e Uberaba. No município de Uberlândia, as diretrizes curriculares municipais, de maneira geral, se apresentam bastante alinhadas com a BNCC, enquanto o documento de Uberaba também traz muitas similaridades, mas acrescenta habilidades e objetos de ensino além dos propostos pela BNCC. Pode-se apontar que as diretrizes curriculares de Educação Física de Uberlândia e de Uberaba, estão de acordo com a BNCC. Pode-se apontar também que os municípios do Triângulo Mineiro, em geral, carecem de documentos e diretrizes curriculares municipais elaborados levando em consideração a realidade e especificidades locais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AproximaçõesDistanciamentosEntre.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons