Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43084
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 United States
Title: Aproximações e distanciamentos entre Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares de municípios do Triângulo Mineiro
Author: Nascimento, Pedro Isaac
First Advisor: Ribeiro, Gabriela Machado
First member of the Committee: Nunes, Sérgio Inácio
Second member of the Committee: Bertoni, Sônia
Summary: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pela Resolução CNE/CP Nº2/2017, tem direcionado a elaboração dos documentos curriculares de estados e municípios e condicionado a organização do trabalho pedagógico dos professores. Considerando esse cenário, este estudo tem como foco analisar as propostas curriculares de municípios do Triângulo Mineiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa realizada a partir de análise documental. Foi realizada uma busca nos sites oficiais dos 35 municípios, consultando as publicações da Secretaria de Educação de cada município, com objetivo de localizar os documentos curriculares. Logo após foi realizado uma análise dos documentos encontrados, com foco na área da Educação Física, correlacionando-os com as prescrições da Base Nacional Comum Curricular, destacando as aproximações e distanciamentos. Considerando, os 35 municípios, foi possível constatar que apenas dois apresentaram documentos curriculares em seu site: Uberlândia e Uberaba. No município de Uberlândia, as diretrizes curriculares municipais, de maneira geral, se apresentam bastante alinhadas com a BNCC, enquanto o documento de Uberaba também traz muitas similaridades, mas acrescenta habilidades e objetos de ensino além dos propostos pela BNCC. Pode-se apontar que as diretrizes curriculares de Educação Física de Uberlândia e de Uberaba, estão de acordo com a BNCC. Pode-se apontar também que os municípios do Triângulo Mineiro, em geral, carecem de documentos e diretrizes curriculares municipais elaborados levando em consideração a realidade e especificidades locais.
Keywords: BNCC
Documentos curriculares
Educação Física
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NASCIMENTO,Pedro Isaac. Aproximações e distanciamentos entre Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares de municípios do Triângulo Mineiro.2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43084
Date of defense: 2-May-2024
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AproximaçõesDistanciamentosEntre.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons