Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43075
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-0422-9805
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 United States
Título: Estudo Farmacológico Via Progressão Geométrica e Conjuntos Fuzzy no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Pharmacological Study Via Geometric Progression and Fuzzy Sets in High School
Autor(es): Silva, Graciela Nunes da
Primeiro orientador: Jafelice, Rosana Sueli da Motta
Primeiro membro da banca: Souza Junior, Arlindo José de
Segundo membro da banca: Alves, Deive Barbosa
Resumo: Atualmente, busca-se motivar os estudantes com novas práticas metodológicas para o ensino da matemática. Neste intuito, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta para o ensino de Progressão Geométrica (PG) a partir do conceito de meia-vida dos medicamentos. Esta modelagem matemática é realizada a partir do risco da intoxicação do organismo humano por fármacos, construindo-se um Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF), o qual depende da quantidade de medicamentos e da eliminação dos fármacos pelo organismo, utilizando o software livre FisPro. Nesta sequência didática, estimula-se o estudantes a ser interativo no desenvolvimento dos seus conhecimentos, mediante a elaboração de um e-book, assim serão dados significados a conceitos e termos técnicos relacionados aos fármacos e à farmacocinética. Um protótipo do organismo humano é construído para indicar possíveis riscos de intoxicação, em que os estudantes interagem com o SBRF utilizando um smarthfone. O potencial risco de intoxicação é indicado por luzes coloridas inseridas no abdômen do protótipo, de acordo com os valores de saída do SBRF. O manual da construção do protótipo desse organismo e entitulado: Manual para a construção do protótipo do organismo humano com controle fuzzy é disponibilizado. A avaliação da aprendizagem é realizada continuamente através das atividades propostas durante o processo e, quantitativamente, através de um jogo elaborado na plataforma kahoot.
Abstract: Currently, we seek to motivate students with new methodological practices for teaching mathematics. To this end, the objective of this work is to present a proposal for teaching Geometric Progression (GP), based on the concept of half-life of medicines. This mathematical modeling is carried out through the risk of intoxication of the human body by drugs, building a Fuzzy Rule-Based System (FRBS), which depends on the quantities of drugs and the elimination of drugs by the body, using the free software FisPro. In this didactic sequence, students are encouraged to be interactive in developing their knowledge, through the creation of an e-book, to give meaning to concepts and technical terms related to drugs and pharmacokinetics. A prototype of the human organism is built to indicate possible risks of poisoning, in which students interact with the FRBS using a smartphone. The potential risk of poisoning is indicated by colored lights inserted into the abdomen of the prototype, according to the FRBS output values. The manual for the construction of the prototype of this organism and entitled: Manual for the construction of the prototype of the human organism with fuzzy control is made available. Learning assessment is carried out continuously through the activities proposed during the process and quantitatively through a game created on the kahoot platform.
Palavras-chave: conjuntos
sets
fuzzy
fuzzy
progressão
progression
geométrica
geometric
tecnologias
technology
digitais
digital
intoxicação
intoxication
medicamentosa
drug
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::ANALISE E CONTROLE E MEDICAMENTOS
Assunto: Ciência - Estudo ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: SILVA, Graciela Nunes da. Estudo farmacológico via progressão geométrica e conjuntos fuzzy no ensino médio. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.142
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.142
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43075
Data de defesa: 21-Fev-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoFarmacológicoVia.pdf4.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons