Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43075
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Graciela Nunes da-
dc.date.accessioned2024-08-21T20:24:16Z-
dc.date.available2024-08-21T20:24:16Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationSILVA, Graciela Nunes da. Estudo farmacológico via progressão geométrica e conjuntos fuzzy no ensino médio. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.142pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43075-
dc.description.abstractCurrently, we seek to motivate students with new methodological practices for teaching mathematics. To this end, the objective of this work is to present a proposal for teaching Geometric Progression (GP), based on the concept of half-life of medicines. This mathematical modeling is carried out through the risk of intoxication of the human body by drugs, building a Fuzzy Rule-Based System (FRBS), which depends on the quantities of drugs and the elimination of drugs by the body, using the free software FisPro. In this didactic sequence, students are encouraged to be interactive in developing their knowledge, through the creation of an e-book, to give meaning to concepts and technical terms related to drugs and pharmacokinetics. A prototype of the human organism is built to indicate possible risks of poisoning, in which students interact with the FRBS using a smartphone. The potential risk of poisoning is indicated by colored lights inserted into the abdomen of the prototype, according to the FRBS output values. The manual for the construction of the prototype of this organism and entitled: Manual for the construction of the prototype of the human organism with fuzzy control is made available. Learning assessment is carried out continuously through the activities proposed during the process and quantitatively through a game created on the kahoot platform.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectconjuntospt_BR
dc.subjectsetspt_BR
dc.subjectfuzzypt_BR
dc.subjectfuzzypt_BR
dc.subjectprogressãopt_BR
dc.subjectprogressionpt_BR
dc.subjectgeométricapt_BR
dc.subjectgeometricpt_BR
dc.subjecttecnologiaspt_BR
dc.subjecttechnologypt_BR
dc.subjectdigitaispt_BR
dc.subjectdigitalpt_BR
dc.subjectintoxicaçãopt_BR
dc.subjectintoxicationpt_BR
dc.subjectmedicamentosapt_BR
dc.subjectdrugpt_BR
dc.titleEstudo Farmacológico Via Progressão Geométrica e Conjuntos Fuzzy no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativePharmacological Study Via Geometric Progression and Fuzzy Sets in High Schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jafelice, Rosana Sueli da Motta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4014114406515905pt_BR
dc.contributor.referee1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Deive Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9350240158010161pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8689670841803381pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, busca-se motivar os estudantes com novas práticas metodológicas para o ensino da matemática. Neste intuito, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta para o ensino de Progressão Geométrica (PG) a partir do conceito de meia-vida dos medicamentos. Esta modelagem matemática é realizada a partir do risco da intoxicação do organismo humano por fármacos, construindo-se um Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF), o qual depende da quantidade de medicamentos e da eliminação dos fármacos pelo organismo, utilizando o software livre FisPro. Nesta sequência didática, estimula-se o estudantes a ser interativo no desenvolvimento dos seus conhecimentos, mediante a elaboração de um e-book, assim serão dados significados a conceitos e termos técnicos relacionados aos fármacos e à farmacocinética. Um protótipo do organismo humano é construído para indicar possíveis riscos de intoxicação, em que os estudantes interagem com o SBRF utilizando um smarthfone. O potencial risco de intoxicação é indicado por luzes coloridas inseridas no abdômen do protótipo, de acordo com os valores de saída do SBRF. O manual da construção do protótipo desse organismo e entitulado: Manual para a construção do protótipo do organismo humano com controle fuzzy é disponibilizado. A avaliação da aprendizagem é realizada continuamente através das atividades propostas durante o processo e, quantitativamente, através de um jogo elaborado na plataforma kahoot.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration135pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::ANALISE E CONTROLE E MEDICAMENTOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.142pt_BR
dc.orcid.putcode165961114-
dc.crossref.doibatchid7810257c-38cd-421b-bb84-386973bc9067-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo ensinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoFarmacológicoVia.pdf4.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons