Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43071
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Dimensões do ensino fundamental público no âmbito não-estatal em Uberlândia -MG: em foco a gestão escolar e o trabalho docente.
Título(s) alternativo(s): Dimensiones de la educacion básica pública em el ámbito no estatal En Uberlândia-MG: en foco la gestión escolar y el trabalho docente
Autor(es): Sousa, Sara Cristiane
Primeiro orientador: Silva, Maria Vieira
Primeiro membro da banca: Marques, Luciana Rosa
Segundo membro da banca: Richter, Leonice Matilde
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver análises sobre o processo de terceirização da gestão de escolas municipais de Ensino fundamental no município de Uberlândia-MG e aprofundar reflexões sobre as implicações de ações desta natureza no incremento da redefinição do sentido da educação pública. Tendo como referência a adoção de parcerias entre a esfera pública e instâncias não governamentais colocaremos em relevo as novas configurações da gestão escolar e do trabalho docente sob a égide dos paradigmas empresariais da Nova Gestão Publica (NGP). Para tanto, analisaremos ações de Organizações da Sociedade Civil(OSC) no âmbito educacional, especialmente, a gestão de duas escolas públicas do Ensino fundamental por uma fundação filantrópica, vinculada a uma igreja evangélica, no município de Uberlândia-MG. Para o desenvolvimento da investigação, realizamos pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e utilizaremos fontes orais. As análises desenvolvidas evidenciaram que a terceirização de escolas públicas do Ensino fundamental e a decorrente gestão realizada por entidades não - governamentais potencializa ações do chamado Terceiro Setor e contribui para o arrefecimento do papel do Estado como provedor de bens sociais; instaura elementos da lógica mercantil na organização escolar e compromete conquistas do trabalho docente para a educação pública, preconizados pela Constituição Federal e pelas leis infraconstitucionais.
Abstract: Esta investigacion tiene como objetivo desarrolar analisis sobre el processo de externalizacion de la gestión de las escuelas primárias municipales en la ciudad de Uberlândia-MG y profundizar las reflexiones sobre las implicaciones de las acciones de esta naturaleza en el aumento de la redefinicion del significado de la educacion publica. Con referência a la adopcion de alianças entre la esfera pública y los organismos no gubernamentales, destacaremos las nuevas configuraciones de gestión escolar y trabajo docente bajo la égida de los paradigmas empresariais de la Nueva Gestión Pública(NGP). Para eso, analizaremos acciones de organizacciones de la sociedade civil( OSC) en el ámbito educativo, concretamente, la gestión de escuelas públicas de educacion por una fundacion filantrópica, vinculada a una iglesia evangélica, en el município de Uberlândia-MG. Para el desarrollo de la investigacion, realizamos investigaciones documentales, investigaciones bibliográficas y fuentes orales. Los analisis mostraron que la externalizacion de las escuelas primárias públicas y la gestion resultante llevada a cabo por entidades no gubernamentales potencia las acciones del llamado Tercer Sector y contribuye a enfriar el papel del Estado como proveedor de activos sociales; establece elementos de lógica mercantil en la organizacion escolar y compromete los logros de la ensenanza del trabajo para la educacion, recomendados por la Constitucion Federal y las leyes infraconstitucionales.
Palavras-chave: Terceirização
Gestão escolar
Externalizacion
Gestión escolar
Escuela primária
Tercer sector
Trabajo docente
Trabalho docente
Terceiro Setor
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SOUSA, Sara Cristiane. Dimensões do ensino fundamental público no âmbito não-estatal em Uberlândia -MG: em foco a gestão escolar e o trabalho docente.. 2020. 207 f. Dissertação( Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3928
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3928
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43071
Data de defesa: 29-Out-2020
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DimensõesEnsinoFundamental.pdf4.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons