Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Sara Cristiane-
dc.date.accessioned2024-08-21T18:41:48Z-
dc.date.available2024-08-21T18:41:48Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.citationSOUSA, Sara Cristiane. Dimensões do ensino fundamental público no âmbito não-estatal em Uberlândia -MG: em foco a gestão escolar e o trabalho docente.. 2020. 207 f. Dissertação( Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3928pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43071-
dc.description.abstractEsta investigacion tiene como objetivo desarrolar analisis sobre el processo de externalizacion de la gestión de las escuelas primárias municipales en la ciudad de Uberlândia-MG y profundizar las reflexiones sobre las implicaciones de las acciones de esta naturaleza en el aumento de la redefinicion del significado de la educacion publica. Con referência a la adopcion de alianças entre la esfera pública y los organismos no gubernamentales, destacaremos las nuevas configuraciones de gestión escolar y trabajo docente bajo la égida de los paradigmas empresariais de la Nueva Gestión Pública(NGP). Para eso, analizaremos acciones de organizacciones de la sociedade civil( OSC) en el ámbito educativo, concretamente, la gestión de escuelas públicas de educacion por una fundacion filantrópica, vinculada a una iglesia evangélica, en el município de Uberlândia-MG. Para el desarrollo de la investigacion, realizamos investigaciones documentales, investigaciones bibliográficas y fuentes orales. Los analisis mostraron que la externalizacion de las escuelas primárias públicas y la gestion resultante llevada a cabo por entidades no gubernamentales potencia las acciones del llamado Tercer Sector y contribuye a enfriar el papel del Estado como proveedor de activos sociales; establece elementos de lógica mercantil en la organizacion escolar y compromete los logros de la ensenanza del trabajo para la educacion, recomendados por la Constitucion Federal y las leyes infraconstitucionales.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectExternalizacionpt_BR
dc.subjectGestión escolarpt_BR
dc.subjectEscuela primáriapt_BR
dc.subjectTercer sectorpt_BR
dc.subjectTrabajo docentept_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTerceiro Setorpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleDimensões do ensino fundamental público no âmbito não-estatal em Uberlândia -MG: em foco a gestão escolar e o trabalho docente.pt_BR
dc.title.alternativeDimensiones de la educacion básica pública em el ámbito no estatal En Uberlândia-MG: en foco la gestión escolar y el trabalho docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0726794592785841pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Luciana Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4453790962418369pt_BR
dc.contributor.referee2Richter, Leonice Matilde-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049041703208746pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222337576261150pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo desenvolver análises sobre o processo de terceirização da gestão de escolas municipais de Ensino fundamental no município de Uberlândia-MG e aprofundar reflexões sobre as implicações de ações desta natureza no incremento da redefinição do sentido da educação pública. Tendo como referência a adoção de parcerias entre a esfera pública e instâncias não governamentais colocaremos em relevo as novas configurações da gestão escolar e do trabalho docente sob a égide dos paradigmas empresariais da Nova Gestão Publica (NGP). Para tanto, analisaremos ações de Organizações da Sociedade Civil(OSC) no âmbito educacional, especialmente, a gestão de duas escolas públicas do Ensino fundamental por uma fundação filantrópica, vinculada a uma igreja evangélica, no município de Uberlândia-MG. Para o desenvolvimento da investigação, realizamos pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e utilizaremos fontes orais. As análises desenvolvidas evidenciaram que a terceirização de escolas públicas do Ensino fundamental e a decorrente gestão realizada por entidades não - governamentais potencializa ações do chamado Terceiro Setor e contribui para o arrefecimento do papel do Estado como provedor de bens sociais; instaura elementos da lógica mercantil na organização escolar e compromete conquistas do trabalho docente para a educação pública, preconizados pela Constituição Federal e pelas leis infraconstitucionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration207 fpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3928pt_BR
dc.crossref.doibatchid7810257c-38cd-421b-bb84-386973bc9067-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DimensõesEnsinoFundamental.pdf4.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons