Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42265
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-9117-9583 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Café na química, o programa de extensão: uma abordagem de sala de aula invertida como estratégia didática nos cursos de nivelamento |
Author: | Pereira, Danilo Lourenço |
First Advisor: | Amaral, Fábio Augusto do |
First member of the Committee: | Marinho, Juliana Zancour |
Second member of the Committee: | Dias, Renieidy Flávia Clemente |
Summary: | A evasão escolar é um desafio que afeta tanto o ensino regular quanto o ensino superior, comprometendo o progresso acadêmico dos estudantes. Com o intuito de enfrentar essa problemática, este projeto buscou preparar os alunos para ingressarem nos cursos de graduação com o conhecimento mínimo exigido, nivelando e suprindo eventuais deficiências no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino médio. Para alcançar esse objetivo, optou-se pelo método da sala de aula invertida. Nesse contexto, o presente trabalho teve como propósito analisar e demonstrar a eficácia das características da sala de aula invertida na manutenção do foco dos alunos ao longo de um mini curso de duas semanas. O estudo realizado teve como objetivo principal analisar se as estratégias empregadas na sala de aula invertida foram efetivas na manutenção do foco dos alunos durante o mini curso, tomando como amostra o mini curso voltado à Química Orgânica 1. Para isso, foram coletados dados sobre a participação dos alunos, a assiduidade nas entregas das atividades e as suas notas. Os resultados evidenciam que essa abordagem se mostrou eficaz na promoção do engajamento dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências e minimizando as lacunas do processo de ensino- aprendizagem. Espera-se que os resultados desta pesquisa estimulem a adoção da sala de aula invertida como uma prática educacional que pode colaborar para o enfrentamento da evasão escolar e aprimoramento do ensino superior. |
Keywords: | Sala de aula invertida Curso de nivelamento Evasão escolar Programa de extensão Flipped classroom Leveling courses Truancy Extension program |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | PEREIRA, Danilo Lourenço. CAFÉ NA QUÍMICA, O PROGRAMA DE EXTENSÃO: uma abordagem de sala de aula invertida como estratégia didática nos cursos de nivelamento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42265 |
Date of defense: | 29-Jun-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Química (licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProgramaExtensionistaCafé.pdf | 909.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.