Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42265
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorPereira, Danilo Lourenço-
dc.date.accessioned2024-08-20T14:24:10Z-
dc.date.available2024-08-20T14:24:10Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.citationPEREIRA, Danilo Lourenço. CAFÉ NA QUÍMICA, O PROGRAMA DE EXTENSÃO: uma abordagem de sala de aula invertida como estratégia didática nos cursos de nivelamento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42265-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectCurso de nivelamentopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPrograma de extensãopt_BR
dc.subjectFlipped classroompt_BR
dc.subjectLeveling coursespt_BR
dc.subjectTruancypt_BR
dc.subjectExtension programpt_BR
dc.titleCafé na química, o programa de extensão: uma abordagem de sala de aula invertida como estratégia didática nos cursos de nivelamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Fábio Augusto do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7993900569181366pt_BR
dc.contributor.referee1Marinho, Juliana Zancour-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0507199816412287pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Renieidy Flávia Clemente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6869862448886083pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA evasão escolar é um desafio que afeta tanto o ensino regular quanto o ensino superior, comprometendo o progresso acadêmico dos estudantes. Com o intuito de enfrentar essa problemática, este projeto buscou preparar os alunos para ingressarem nos cursos de graduação com o conhecimento mínimo exigido, nivelando e suprindo eventuais deficiências no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino médio. Para alcançar esse objetivo, optou-se pelo método da sala de aula invertida. Nesse contexto, o presente trabalho teve como propósito analisar e demonstrar a eficácia das características da sala de aula invertida na manutenção do foco dos alunos ao longo de um mini curso de duas semanas. O estudo realizado teve como objetivo principal analisar se as estratégias empregadas na sala de aula invertida foram efetivas na manutenção do foco dos alunos durante o mini curso, tomando como amostra o mini curso voltado à Química Orgânica 1. Para isso, foram coletados dados sobre a participação dos alunos, a assiduidade nas entregas das atividades e as suas notas. Os resultados evidenciam que essa abordagem se mostrou eficaz na promoção do engajamento dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências e minimizando as lacunas do processo de ensino- aprendizagem. Espera-se que os resultados desta pesquisa estimulem a adoção da sala de aula invertida como uma prática educacional que pode colaborar para o enfrentamento da evasão escolar e aprimoramento do ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode165895512-
Aparece en las colecciones:TCC - Química (licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProgramaExtensionistaCafé.pdf909.78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.