Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42265Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pereira, Danilo Lourenço | - |
| dc.date.accessioned | 2024-08-20T14:24:10Z | - |
| dc.date.available | 2024-08-20T14:24:10Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Danilo Lourenço. CAFÉ NA QUÍMICA, O PROGRAMA DE EXTENSÃO: uma abordagem de sala de aula invertida como estratégia didática nos cursos de nivelamento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42265 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
| dc.subject | Curso de nivelamento | pt_BR |
| dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Programa de extensão | pt_BR |
| dc.subject | Flipped classroom | pt_BR |
| dc.subject | Leveling courses | pt_BR |
| dc.subject | Truancy | pt_BR |
| dc.subject | Extension program | pt_BR |
| dc.title | Café na química, o programa de extensão: uma abordagem de sala de aula invertida como estratégia didática nos cursos de nivelamento | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Amaral, Fábio Augusto do | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7993900569181366 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Marinho, Juliana Zancour | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0507199816412287 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Dias, Renieidy Flávia Clemente | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6869862448886083 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A evasão escolar é um desafio que afeta tanto o ensino regular quanto o ensino superior, comprometendo o progresso acadêmico dos estudantes. Com o intuito de enfrentar essa problemática, este projeto buscou preparar os alunos para ingressarem nos cursos de graduação com o conhecimento mínimo exigido, nivelando e suprindo eventuais deficiências no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino médio. Para alcançar esse objetivo, optou-se pelo método da sala de aula invertida. Nesse contexto, o presente trabalho teve como propósito analisar e demonstrar a eficácia das características da sala de aula invertida na manutenção do foco dos alunos ao longo de um mini curso de duas semanas. O estudo realizado teve como objetivo principal analisar se as estratégias empregadas na sala de aula invertida foram efetivas na manutenção do foco dos alunos durante o mini curso, tomando como amostra o mini curso voltado à Química Orgânica 1. Para isso, foram coletados dados sobre a participação dos alunos, a assiduidade nas entregas das atividades e as suas notas. Os resultados evidenciam que essa abordagem se mostrou eficaz na promoção do engajamento dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências e minimizando as lacunas do processo de ensino- aprendizagem. Espera-se que os resultados desta pesquisa estimulem a adoção da sala de aula invertida como uma prática educacional que pode colaborar para o enfrentamento da evasão escolar e aprimoramento do ensino superior. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Química | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 165895512 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Química (licenciatura) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ProgramaExtensionistaCafé.pdf | 909.78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
