Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42265| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-9117-9583 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Café na química, o programa de extensão: uma abordagem de sala de aula invertida como estratégia didática nos cursos de nivelamento |
| Autor(es): | Pereira, Danilo Lourenço |
| Primeiro orientador: | Amaral, Fábio Augusto do |
| Primeiro membro da banca: | Marinho, Juliana Zancour |
| Segundo membro da banca: | Dias, Renieidy Flávia Clemente |
| Resumo: | A evasão escolar é um desafio que afeta tanto o ensino regular quanto o ensino superior, comprometendo o progresso acadêmico dos estudantes. Com o intuito de enfrentar essa problemática, este projeto buscou preparar os alunos para ingressarem nos cursos de graduação com o conhecimento mínimo exigido, nivelando e suprindo eventuais deficiências no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino médio. Para alcançar esse objetivo, optou-se pelo método da sala de aula invertida. Nesse contexto, o presente trabalho teve como propósito analisar e demonstrar a eficácia das características da sala de aula invertida na manutenção do foco dos alunos ao longo de um mini curso de duas semanas. O estudo realizado teve como objetivo principal analisar se as estratégias empregadas na sala de aula invertida foram efetivas na manutenção do foco dos alunos durante o mini curso, tomando como amostra o mini curso voltado à Química Orgânica 1. Para isso, foram coletados dados sobre a participação dos alunos, a assiduidade nas entregas das atividades e as suas notas. Os resultados evidenciam que essa abordagem se mostrou eficaz na promoção do engajamento dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências e minimizando as lacunas do processo de ensino- aprendizagem. Espera-se que os resultados desta pesquisa estimulem a adoção da sala de aula invertida como uma prática educacional que pode colaborar para o enfrentamento da evasão escolar e aprimoramento do ensino superior. |
| Palavras-chave: | Sala de aula invertida Curso de nivelamento Evasão escolar Programa de extensão Flipped classroom Leveling courses Truancy Extension program |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | PEREIRA, Danilo Lourenço. CAFÉ NA QUÍMICA, O PROGRAMA DE EXTENSÃO: uma abordagem de sala de aula invertida como estratégia didática nos cursos de nivelamento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42265 |
| Data de defesa: | 29-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Química (licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ProgramaExtensionistaCafé.pdf | 909.78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
