Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42265
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-9117-9583
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Café na química, o programa de extensão: uma abordagem de sala de aula invertida como estratégia didática nos cursos de nivelamento
Autor(es): Pereira, Danilo Lourenço
Primeiro orientador: Amaral, Fábio Augusto do
Primeiro membro da banca: Marinho, Juliana Zancour
Segundo membro da banca: Dias, Renieidy Flávia Clemente
Resumo: A evasão escolar é um desafio que afeta tanto o ensino regular quanto o ensino superior, comprometendo o progresso acadêmico dos estudantes. Com o intuito de enfrentar essa problemática, este projeto buscou preparar os alunos para ingressarem nos cursos de graduação com o conhecimento mínimo exigido, nivelando e suprindo eventuais deficiências no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino médio. Para alcançar esse objetivo, optou-se pelo método da sala de aula invertida. Nesse contexto, o presente trabalho teve como propósito analisar e demonstrar a eficácia das características da sala de aula invertida na manutenção do foco dos alunos ao longo de um mini curso de duas semanas. O estudo realizado teve como objetivo principal analisar se as estratégias empregadas na sala de aula invertida foram efetivas na manutenção do foco dos alunos durante o mini curso, tomando como amostra o mini curso voltado à Química Orgânica 1. Para isso, foram coletados dados sobre a participação dos alunos, a assiduidade nas entregas das atividades e as suas notas. Os resultados evidenciam que essa abordagem se mostrou eficaz na promoção do engajamento dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências e minimizando as lacunas do processo de ensino- aprendizagem. Espera-se que os resultados desta pesquisa estimulem a adoção da sala de aula invertida como uma prática educacional que pode colaborar para o enfrentamento da evasão escolar e aprimoramento do ensino superior.
Palavras-chave: Sala de aula invertida
Curso de nivelamento
Evasão escolar
Programa de extensão
Flipped classroom
Leveling courses
Truancy
Extension program
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Danilo Lourenço. CAFÉ NA QUÍMICA, O PROGRAMA DE EXTENSÃO: uma abordagem de sala de aula invertida como estratégia didática nos cursos de nivelamento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42265
Data de defesa: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Química (licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProgramaExtensionistaCafé.pdf909.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.