Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42082
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-5600-4751 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Como a prática teatral acontece em sala de aula virtual? Possibilidades de ensino em uma escola pública de São Sebastião do Paraíso-MG |
Título(s) alternativo(s): | ¿Cómo se da la práctica teatral en un aula virtual? Posibilidades de enseñanza en una escuela pública en São Sebastião do Paraíso-MG |
Autor(es): | David, Caio Márcio Rodrigues |
Primeiro orientador: | Santos, Rosimeire Gonçalves dos |
Primeiro membro da banca: | Paula, Wellington Menegaz de |
Segundo membro da banca: | Souza, Henrique Bezerra de |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta um processo de ensino aprendizagem teatral em sala de aula virtual realizado dentro de uma escola de educação básica do setor público, analisando e avaliando o desenvolvimento metodológico por meio de uma sistematização de jogos teatrais. Os avanços tecnológicos, tão presentes em nosso cotidiano, têm reconfigurado salas de aula por meio de diversas proposições do ensino remoto, solução temporária para realização de atividades pedagógicas por meio da internet, em decorrência do isolamento social imposto pela COVID-19. Sendo assim, foi desenvolvido um estudo observando os efeitos educacionais e sociais nos alunos, bem como as possibilidades do teatro na sala de aula virtual. A proposta deste trabalho está apresentada em duas partes: a primeira – capítulos 1 e 2 – situará o leitor sobre o percurso da pesquisa com embasamento teórico; a segunda – capítulo 3 – trará o resultado prático da pesquisa: relatos de experiência da prática teatral nos anos finais do ensino fundamental em sala de aula virtual. |
Abstract: | Esta investigación presentará un proceso de enseñanza y aprendizaje del teatro en un aula virtual realizado dentro de una escuela de educación básica del sector público, analizando y evaluando el desarrollo metodológico a través de una sistematización de juegos teatrales. Los avances tecnológicos, tan presentes en nuestro día a día, han reconfigurado las aulas a través de diversas propuestas de enseñanza a distancia, una solución temporal para realizar actividades pedagógicas a través de internet, producto del aislamiento social impuesto por el COVID-19. Por ello, se desarrollará un estudio observando los efectos educativos y sociales en los estudiantes, así como las posibilidades del teatro en el aula virtual. El propósito de este trabajo se desarrollará en dos partes: la primera – capítulos 1 y 2 – ubicará al lector en el curso de la investigación con una base teórica; el segundo – capítulo 3 – traerá el resultado práctico de la investigación: relatos de experiencia de la práctica teatral en los últimos años de la enseñanza fundamental en un aula virtual. |
Palavras-chave: | Sala de Aula Virtual Teatro-Educação Jogos Teatrais Aula virtual Teatro-Educación Juegos Teatrales Artes Santos, Rosimeire Gonçalves dos, 1966-, (Orient.) Universidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-graduação em Artes (PROFARTES) Título |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Assunto: | Artes Artes cênicas Atividades criativas na sala de aula Jogos teatrais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Referência: | DAVID, Caio Márcio Rodrigues. Como a prática teatral acontece em sala de aula virtual? Possibilidades de ensino em uma escola pública de São Sebastião do Paraíso-MG. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5043 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5043 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42082 |
Data de defesa: | 25-Abr-2023 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ComoPraticaTeatral.pdf | Dissertação | 4.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.