Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDavid, Caio Márcio Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-08-06T16:17:03Z-
dc.date.available2024-08-06T16:17:03Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.identifier.citationDAVID, Caio Márcio Rodrigues. Como a prática teatral acontece em sala de aula virtual? Possibilidades de ensino em uma escola pública de São Sebastião do Paraíso-MG. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5043pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42082-
dc.description.abstractEsta investigación presentará un proceso de enseñanza y aprendizaje del teatro en un aula virtual realizado dentro de una escuela de educación básica del sector público, analizando y evaluando el desarrollo metodológico a través de una sistematización de juegos teatrales. Los avances tecnológicos, tan presentes en nuestro día a día, han reconfigurado las aulas a través de diversas propuestas de enseñanza a distancia, una solución temporal para realizar actividades pedagógicas a través de internet, producto del aislamiento social impuesto por el COVID-19. Por ello, se desarrollará un estudio observando los efectos educativos y sociales en los estudiantes, así como las posibilidades del teatro en el aula virtual. El propósito de este trabajo se desarrollará en dos partes: la primera – capítulos 1 y 2 – ubicará al lector en el curso de la investigación con una base teórica; el segundo – capítulo 3 – traerá el resultado práctico de la investigación: relatos de experiencia de la práctica teatral en los últimos años de la enseñanza fundamental en un aula virtual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSala de Aula Virtualpt_BR
dc.subjectTeatro-Educaçãopt_BR
dc.subjectJogos Teatraispt_BR
dc.subjectAula virtualpt_BR
dc.subjectTeatro-Educaciónpt_BR
dc.subjectJuegos Teatralespt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectSantos, Rosimeire Gonçalves dos, 1966-, (Orient.)pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-graduação em Artes (PROFARTES)pt_BR
dc.subjectTítulopt_BR
dc.titleComo a prática teatral acontece em sala de aula virtual? Possibilidades de ensino em uma escola pública de São Sebastião do Paraíso-MGpt_BR
dc.title.alternative¿Cómo se da la práctica teatral en un aula virtual? Posibilidades de enseñanza en una escuela pública en São Sebastião do Paraíso-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rosimeire Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007401696762612pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Wellington Menegaz de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339892040710332pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Henrique Bezerra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658295287500787pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4968585831401897pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta um processo de ensino aprendizagem teatral em sala de aula virtual realizado dentro de uma escola de educação básica do setor público, analisando e avaliando o desenvolvimento metodológico por meio de uma sistematização de jogos teatrais. Os avanços tecnológicos, tão presentes em nosso cotidiano, têm reconfigurado salas de aula por meio de diversas proposições do ensino remoto, solução temporária para realização de atividades pedagógicas por meio da internet, em decorrência do isolamento social imposto pela COVID-19. Sendo assim, foi desenvolvido um estudo observando os efeitos educacionais e sociais nos alunos, bem como as possibilidades do teatro na sala de aula virtual. A proposta deste trabalho está apresentada em duas partes: a primeira – capítulos 1 e 2 – situará o leitor sobre o percurso da pesquisa com embasamento teórico; a segunda – capítulo 3 – trará o resultado prático da pesquisa: relatos de experiência da prática teatral nos anos finais do ensino fundamental em sala de aula virtual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration76pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5043pt_BR
dc.orcid.putcode165078518-
dc.crossref.doibatchid84621cd9-4105-4d69-a599-aba51dbbbb22-
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.autorizadoArtes cênicaspt_BR
dc.subject.autorizadoAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subject.autorizadoJogos teatraispt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComoPraticaTeatral.pdfDissertação4.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.