Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42068
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-1753-1804
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: "Olha de novo": uma análise crítica do discurso publicitário da diversidade
Título(s) alternativo(s): "Look again": a critical analysis of diversity advertising discourse
Autor(es): Duarte, Thamires Rodrigues
Primeiro orientador: Trópia, Patrícia Vieira
Primeiro membro da banca: Cortes, Mariana Magalhães
Segundo membro da banca: Silva, Izabela Domingues
Resumo: Neste estudo, abordou-se a publicidade que adota o discurso da diversidade, principalmente de raça, gênero e orientação sexual. Utilizou-se a abordagem teórico/metodológica do marxismo, bem como técnicas da Análise do Discurso (AD) para realizar o processo de investigação do contexto, somada à interpretação e análise do material qualitativo proveniente de três peças publicitárias das marcas Avon, Natura e L’oréal. Investigou-se o caráter ideológico da apropriação do discurso da diversidade pelo mercado, construído através de estratégias de significados com a linguagem verbal e não verbal na publicidade.
Abstract: In this study, advertising that adopts the discourse of diversity was addressed, mainly regarding race, gender and sexual orientation. The theoretical/methodological approach of Marxism was used, as well as Discourse Analysis (DA) techniques to carry out the process of investigating the context, added to the interpretation and analysis of qualitative material from three advertising pieces for the brands Avon, Natura and L 'the real. The ideological character of the appropriation of diversity discourse by the market was investigated, constructed through meaning strategies with verbal and non-verbal language in advertising.
Palavras-chave: publicidade
Diversidade
Ideologia
Discurso
Marxismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Assunto: Sociologia
Multiculturalismo
Propaganda
Publicidade
Aquisição de linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Referência: DUARTE,Thamires Rodrigues. " Olha de Novo": uma análise crítica do discurso publicitário da diversidade. 2024.140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5032.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5032
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42068
Data de defesa: 26-Fev-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OlhaNovoUma.pdf"Dissertação ou Tese"2.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons