Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42068
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-1753-1804
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: "Olha de novo": uma análise crítica do discurso publicitário da diversidade
Título (s) alternativo (s): "Look again": a critical analysis of diversity advertising discourse
Autor: Duarte, Thamires Rodrigues
Primer orientador: Trópia, Patrícia Vieira
Primer miembro de la banca: Cortes, Mariana Magalhães
Segundo miembro de la banca: Silva, Izabela Domingues
Resumen: Neste estudo, abordou-se a publicidade que adota o discurso da diversidade, principalmente de raça, gênero e orientação sexual. Utilizou-se a abordagem teórico/metodológica do marxismo, bem como técnicas da Análise do Discurso (AD) para realizar o processo de investigação do contexto, somada à interpretação e análise do material qualitativo proveniente de três peças publicitárias das marcas Avon, Natura e L’oréal. Investigou-se o caráter ideológico da apropriação do discurso da diversidade pelo mercado, construído através de estratégias de significados com a linguagem verbal e não verbal na publicidade.
Abstract: In this study, advertising that adopts the discourse of diversity was addressed, mainly regarding race, gender and sexual orientation. The theoretical/methodological approach of Marxism was used, as well as Discourse Analysis (DA) techniques to carry out the process of investigating the context, added to the interpretation and analysis of qualitative material from three advertising pieces for the brands Avon, Natura and L 'the real. The ideological character of the appropriation of diversity discourse by the market was investigated, constructed through meaning strategies with verbal and non-verbal language in advertising.
Palabras clave: publicidade
Diversidade
Ideologia
Discurso
Marxismo
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Tema: Sociologia
Multiculturalismo
Propaganda
Publicidade
Aquisição de linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Cita: DUARTE,Thamires Rodrigues. " Olha de Novo": uma análise crítica do discurso publicitário da diversidade. 2024.140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5032.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5032
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42068
Fecha de defensa: 26-feb-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OlhaNovoUma.pdf"Dissertação ou Tese"2.84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons