Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42052
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-0120-5737
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O cinema na emancipação do aluno: Da recepção à produção
Título(s) alternativo(s): Movies in student emancipation: From reception to production
El cine en la emancipación estudiantil: De la recepción a la producción
Autor(es): Damaceno, Cleber Luis
Primeiro orientador: Dória, Renato Palumbo
Primeiro membro da banca: Melo, Roberta Maira de
Segundo membro da banca: Santos, Marco Antônio da Silva
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo o estudo e a análise do processo cinematográfico na escola e enseja as práticas escolares a respeito da utilização das novas tecnologias audiovisuais em sala de aula, como a utilização do smartphone dos próprios alunos. A pesquisa busca a emancipação do aluno, favorecendo suas vivências a partir da produção de filmes, como proposta de ensino reflexivo da prática pedagógica. O presente estudo objetiva, ainda, por meio da abordagem teórico metodológica das práticas docentes, estudando as técnicas cinematográficas em toda sua dimensão teórica e prática, apresentar um produto final, que busca refletir e investigar a ação dos estudantes na produção de filmes, visando compreender os processos da utilização da linguagem cinematográfica, de modo a promover a emancipação cultural dos alunos por meio de processos criativos, despertando a potencialidades dos adolescentes para o ato artístico, criativo, com a mediação do professor.
Abstract: This research aims to study and analyze the cinematographic process at school and gives rise to school practices regarding the use of new audiovisual technologies in the classroom, such as the use of the students' own smartphones. The research seeks the emancipation of the student, favoring their experiences from the production of films, as a proposal for reflective teaching of pedagogical practice. The present study also aims, through the theoretical-methodological approach of teaching practices, studying cinematographic techniques in all their theoretical and practical dimensions, to present a final product, which seeks to reflect and investigate the action of students in film production, aiming at understand the processes of using cinematographic language, in order to promote the cultural emancipation of students through creative processes, awakening the potential of adolescents for the artistic, creative act, with the mediation of the teacher.
Palavras-chave: Cinema na escola
Práticas escolares
Novas tecnologias
Movie at school
School practices
New technologies
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Assunto: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: DAMACENO, Cleber Luis. O cinema na emancipação do aluno: Da recepção à produção. 2024.112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.217.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.217
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42052
Data de defesa: 1-Mar-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CinemaEmancipaçãoAluno.pdfDissertação5.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons