Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDamaceno, Cleber Luis-
dc.date.accessioned2024-08-05T18:04:57Z-
dc.date.available2024-08-05T18:04:57Z-
dc.date.issued2024-03-01-
dc.identifier.citationDAMACENO, Cleber Luis. O cinema na emancipação do aluno: Da recepção à produção. 2024.112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.217.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42052-
dc.description.abstractThis research aims to study and analyze the cinematographic process at school and gives rise to school practices regarding the use of new audiovisual technologies in the classroom, such as the use of the students' own smartphones. The research seeks the emancipation of the student, favoring their experiences from the production of films, as a proposal for reflective teaching of pedagogical practice. The present study also aims, through the theoretical-methodological approach of teaching practices, studying cinematographic techniques in all their theoretical and practical dimensions, to present a final product, which seeks to reflect and investigate the action of students in film production, aiming at understand the processes of using cinematographic language, in order to promote the cultural emancipation of students through creative processes, awakening the potential of adolescents for the artistic, creative act, with the mediation of the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCinema na escolapt_BR
dc.subjectPráticas escolarespt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectMovie at schoolpt_BR
dc.subjectSchool practicespt_BR
dc.subjectNew technologiespt_BR
dc.titleO cinema na emancipação do aluno: Da recepção à produçãopt_BR
dc.title.alternativeMovies in student emancipation: From reception to productionpt_BR
dc.title.alternativeEl cine en la emancipación estudiantil: De la recepción a la producciónpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dória, Renato Palumbo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278287013957726pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marco Antônio da Silva-
dc.contributor.referee2Lattes-pt_BR
dc.creator.Lattes: https://lattes.cnpq.br/0008937972935844pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo o estudo e a análise do processo cinematográfico na escola e enseja as práticas escolares a respeito da utilização das novas tecnologias audiovisuais em sala de aula, como a utilização do smartphone dos próprios alunos. A pesquisa busca a emancipação do aluno, favorecendo suas vivências a partir da produção de filmes, como proposta de ensino reflexivo da prática pedagógica. O presente estudo objetiva, ainda, por meio da abordagem teórico metodológica das práticas docentes, estudando as técnicas cinematográficas em toda sua dimensão teórica e prática, apresentar um produto final, que busca refletir e investigar a ação dos estudantes na produção de filmes, visando compreender os processos da utilização da linguagem cinematográfica, de modo a promover a emancipação cultural dos alunos por meio de processos criativos, despertando a potencialidades dos adolescentes para o ato artístico, criativo, com a mediação do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.217pt_BR
dc.orcid.putcode165008892-
dc.crossref.doibatchid84621cd9-4105-4d69-a599-aba51dbbbb22-
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CinemaEmancipaçãoAluno.pdfDissertação5.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons