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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42052| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-0120-5737 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | O cinema na emancipação do aluno: Da recepção à produção |
| Título (s) alternativo (s): | Movies in student emancipation: From reception to production El cine en la emancipación estudiantil: De la recepción a la producción |
| Autor: | Damaceno, Cleber Luis |
| Primer orientador: | Dória, Renato Palumbo |
| Primer miembro de la banca: | Melo, Roberta Maira de |
| Segundo miembro de la banca: | Santos, Marco Antônio da Silva |
| Resumen: | A presente pesquisa tem como objetivo o estudo e a análise do processo cinematográfico na escola e enseja as práticas escolares a respeito da utilização das novas tecnologias audiovisuais em sala de aula, como a utilização do smartphone dos próprios alunos. A pesquisa busca a emancipação do aluno, favorecendo suas vivências a partir da produção de filmes, como proposta de ensino reflexivo da prática pedagógica. O presente estudo objetiva, ainda, por meio da abordagem teórico metodológica das práticas docentes, estudando as técnicas cinematográficas em toda sua dimensão teórica e prática, apresentar um produto final, que busca refletir e investigar a ação dos estudantes na produção de filmes, visando compreender os processos da utilização da linguagem cinematográfica, de modo a promover a emancipação cultural dos alunos por meio de processos criativos, despertando a potencialidades dos adolescentes para o ato artístico, criativo, com a mediação do professor. |
| Abstract: | This research aims to study and analyze the cinematographic process at school and gives rise to school practices regarding the use of new audiovisual technologies in the classroom, such as the use of the students' own smartphones. The research seeks the emancipation of the student, favoring their experiences from the production of films, as a proposal for reflective teaching of pedagogical practice. The present study also aims, through the theoretical-methodological approach of teaching practices, studying cinematographic techniques in all their theoretical and practical dimensions, to present a final product, which seeks to reflect and investigate the action of students in film production, aiming at understand the processes of using cinematographic language, in order to promote the cultural emancipation of students through creative processes, awakening the potential of adolescents for the artistic, creative act, with the mediation of the teacher. |
| Palabras clave: | Cinema na escola Práticas escolares Novas tecnologias Movie at school School practices New technologies |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
| Tema: | Artes |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
| Cita: | DAMACENO, Cleber Luis. O cinema na emancipação do aluno: Da recepção à produção. 2024.112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.217. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.217 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42052 |
| Fecha de defensa: | 1-mar-2024 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
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