Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42025
ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-4535-1731 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Vídeos interativos na formação de professores de matemática |
Título (s) alternativo (s): | Interactive videos in mathematics teacher training |
Autor: | Campos, Arthur Ferreira |
Primer orientador: | Souza Junior, Arlindo José de |
Primer coorientador: | Lopes, Érika Maria Chioca |
Primer miembro de la banca: | Marin, Douglas |
Segundo miembro de la banca: | Souza, Crhistiane da Fonseca |
Resumen: | Essa pesquisa evidenciou os potenciais resultados obtidos a partir do uso de vídeos interativos no primeiro período de uma disciplina do curso presencial de Matemática de uma universidade pública. Como essas aulas foram aplicadas em tempos de pandemia, a modalidade foi desenvolvida à distância por meio do ambiente virtual Microsoft Teams que possibilitou as aulas remotas. Como procedimentos metodológicos observamos os participantes na plataforma de aprendizado, juntamente à professora da disciplina de Seminários de Matemática Elementar, com o objetivo de preparar os alunos da universidade para uma abordagem moderna e dinâmica, por meio de ferramentas facilitadoras para confecção de vídeos interativos. Nesse ambiente educativo presenciamos a adequação de linguagens diversas de mídias como televisão e aplicativos de internet, tal adequação teve o intuito de criar um linguajar mais próximo ao usual. A participação dos licenciandos resultou na produção de vídeos onde foi possível analisar os desafios enfrentados, receber seus feedbacks, avaliá-los, entre outros registros. Sistematizou-se todos os dados produzidos, os quais possibilitaram evidenciar a importância do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Em vista de toda essa investigação alcançouse a dedução de que os vídeos interativos com conteúdo matemático, agora, fazem parte da vida dos licenciandos. Como consequência dessa pesquisa foi elaborado como produto digital um ebook intitulado: Vídeo Interativo: Rodas Exóticas para a Formação de Professores de Matemática. |
Abstract: | This research highlighted the potential results obtained from the use of interactive videos in the first period of a subject in the in-person Mathematics course at a public university. As these classes were applied in times of a pandemic, the modality was developed remotely through the Microsoft Teams virtual environment, which made remote classes possible. As methodological procedures, we observed the participants in the learning platform, together with the teacher of the Elementary Mathematics Seminars subject, with the objective of preparing university students for a modern and dynamic approach, through facilitating tools for making interactive videos. In this educational environment, we witnessed the adaptation of different languages of media such as television and internet apps, such adaptation was intended to create a language closer to the usual. The participation of undergraduates, resulted in the production of videos where it was possible analyze the challenges faced, receive their feedback, evaluate them, among other records. All data produced was systematized, which made it possible to highlight the importance of the Technological Pedagogical Content Knowledge. In view of all this investigation, the deduction was reached that interactive videos with mathematical content are now part of the life of undergraduates. As a result of this research, a digital product was developed as an ebook titled: Interactive Video: Exotic Wheels for Mathematics Teacher Formation. |
Palabras clave: | Vídeos Interativos Interactive Educação Education Matemática Mathematics Tecnologias Technologies Digitais Digital Orientação Guidance Didática Didactic |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Tema: | Ciência - Estudo ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | CAMPOS, Arthur Ferreira. Vídeos interativos na formação de professores de matemática. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.318. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.318 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42025 |
Fecha de defensa: | 27-mar-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VídeosInterativosFormação.pdf | Dissertação | 12.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons