Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42025
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCampos, Arthur Ferreira-
dc.date.accessioned2024-08-01T20:55:40Z-
dc.date.available2024-08-01T20:55:40Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationCAMPOS, Arthur Ferreira. Vídeos interativos na formação de professores de matemática. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.318.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42025-
dc.description.abstractThis research highlighted the potential results obtained from the use of interactive videos in the first period of a subject in the in-person Mathematics course at a public university. As these classes were applied in times of a pandemic, the modality was developed remotely through the Microsoft Teams virtual environment, which made remote classes possible. As methodological procedures, we observed the participants in the learning platform, together with the teacher of the Elementary Mathematics Seminars subject, with the objective of preparing university students for a modern and dynamic approach, through facilitating tools for making interactive videos. In this educational environment, we witnessed the adaptation of different languages of media such as television and internet apps, such adaptation was intended to create a language closer to the usual. The participation of undergraduates, resulted in the production of videos where it was possible analyze the challenges faced, receive their feedback, evaluate them, among other records. All data produced was systematized, which made it possible to highlight the importance of the Technological Pedagogical Content Knowledge. In view of all this investigation, the deduction was reached that interactive videos with mathematical content are now part of the life of undergraduates. As a result of this research, a digital product was developed as an ebook titled: Interactive Video: Exotic Wheels for Mathematics Teacher Formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVídeospt_BR
dc.subjectInterativospt_BR
dc.subjectInteractivept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectDigitaispt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.subjectOrientaçãopt_BR
dc.subjectGuidancept_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDidacticpt_BR
dc.titleVídeos interativos na formação de professores de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeInteractive videos in mathematics teacher trainingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lopes, Érika Maria Chioca-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024613652139150pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.contributor.referee1Marin, Douglas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Crhistiane da Fonseca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2644021103197123pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4927672930245057pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa evidenciou os potenciais resultados obtidos a partir do uso de vídeos interativos no primeiro período de uma disciplina do curso presencial de Matemática de uma universidade pública. Como essas aulas foram aplicadas em tempos de pandemia, a modalidade foi desenvolvida à distância por meio do ambiente virtual Microsoft Teams que possibilitou as aulas remotas. Como procedimentos metodológicos observamos os participantes na plataforma de aprendizado, juntamente à professora da disciplina de Seminários de Matemática Elementar, com o objetivo de preparar os alunos da universidade para uma abordagem moderna e dinâmica, por meio de ferramentas facilitadoras para confecção de vídeos interativos. Nesse ambiente educativo presenciamos a adequação de linguagens diversas de mídias como televisão e aplicativos de internet, tal adequação teve o intuito de criar um linguajar mais próximo ao usual. A participação dos licenciandos resultou na produção de vídeos onde foi possível analisar os desafios enfrentados, receber seus feedbacks, avaliá-los, entre outros registros. Sistematizou-se todos os dados produzidos, os quais possibilitaram evidenciar a importância do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Em vista de toda essa investigação alcançouse a dedução de que os vídeos interativos com conteúdo matemático, agora, fazem parte da vida dos licenciandos. Como consequência dessa pesquisa foi elaborado como produto digital um ebook intitulado: Vídeo Interativo: Rodas Exóticas para a Formação de Professores de Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration126pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.318pt_BR
dc.orcid.putcode164795745-
dc.crossref.doibatchid3817210b-cb41-4b98-b756-29876ab9034d-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo ensinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VídeosInterativosFormação.pdfDissertação12.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons