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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42021
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação ambiental com o jogo SIMCITY: contribuições para as aulas de geografia do 7º ano do ensino fundamental |
Título (s) alternativo (s): | Environmental education with the SIMCITY game: contributions to environmental classes geography for the 7th year of elementary school |
Autor: | Silvestre, Kárita Botelho |
Primer orientador: | Bernardes, Maria Beatriz Junqueira |
Primer miembro de la banca: | Barbosa, Túlio |
Segundo miembro de la banca: | Castanho, Roberto Barboza |
Resumen: | O presente estudo teve como objetivo principal, investigar as potencialidades do jogo de simulação SimCity como recurso didático para o Ensino de Geografia, com ênfase na Educação Ambiental. Esse estudo se justifica devido à grande necessidade de se compreender e adotar novas intervenções educativas que favoreçam a aprendizagem geográfica, utilizando ferramentas virtuais, habituais à rotina do aluno, possibilitando assim, um processo educativo voltado à transformação social. Para tanto, foi verificado, através de avaliações dirigidas, uma melhora significativa do grau de aprendizagem dos temas da Educação Ambiental nas aula de geografia pelos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Raul Soares de Araguari-MG, através do uso do jogo SimCity. Esse estudo faz também um breve relato da percepção dos alunos do sétimo ano da referida escola, sobre a experiência vivenciada após a utilização do jogo como ferramenta de aprendizagem. A metodologia utilizada, baseada no método de aprendizagem SEI (Sequência de Ensino por Investigação) foram divididas em seis etapas: a aplicação de uma situação problema em sala de aula; a aplicação do jogo aos alunos, a explicação, o debate e a retomada em sala de aula dos principais temas sobre Educação Ambiental, contextualizando com os problemas urbanos atuais; a análise e a quantificação por meio de avaliações direcionadas do ensino aprendizagem dos alunos; a tabulação e interpretação dos dados obtidos durante as etapas anteriores, apresentados em gráficos; apresentação dos resultados. Percebeu-se assim que o jogo SimCity tem grandes potencialidades como ferramenta didática para as aulas de Geografia, não somente na abordagem da temática ambiental, como também para vários outros temas, pois os alunos sentem-se pertencentes ao seu processo de aprendizagem e visualizam as aulas como brincadeiras divertidas e fontes de conhecimento. |
Abstract: | This research aimed to investigate the potentialities of the simulation game Sim City as a didactic resource for Geography teaching, with emphasis in Environmental Education. This study is justified due to the need of understanding and adopting new educative interventions which favor the geographic learning, using virtuais tools, ordinary at student’s daily routine, enabling, therefore, an educative process aiming at social transformation. Therefore, it was verified, through evaluations, a meaningful improvement in the learning degree of Environment Education themes in Geography classes, by students of Elementary School at Escola Estadual Raul Soares, in the municipality of Araguari, Minas Gerais state, through the use of the game SimCity. This study had a brief perception report by the students of 7th grade, concerning the experience they’ve lived after using the game as a learning tool. The methodology used, based on the learning method SEI (Sequence of Learning by Investigation) was divided in six steps: the application of a problematic situation in the classroom; the application of the game to the students; the explanation, debate and a resume in the classroom of the main themes regarding Environmental Education, contextualizing with current urban problems; the analysis and quantification through directed evaluations, students’ learning; tabulation and interpretation of the data obtained during previous steps, presented in graphics; presentation of results. We’ve noticed that the game SimCity has great potentialities as a didactic tool for Geography classes, not only in the approach of the environmental theme, as for several other themes, because the students feel they belong to the learning process, and are able to visualize the classes as fun games, and knowledge sources. |
Palabras clave: | Educação Ambiental SimCity Ensino de Geografia |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Tema: | Geografia Educação ambiental Geografia - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Cita: | SILVESTRE, Kárita Botelho. Educação ambiental com o jogo SIMCITY: contribuições para as aulas de geografia do 7º ano do ensino fundamental. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5045 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5045 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42021 |
Fecha de defensa: | 23-oct-2023 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
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