Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41967
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aulas experimentais de Química: Recursos, ambientes e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Experimental Chemistry classes: Resources, environments and possibilities.
Autor(es): Alves, Alberth Castro
Primeiro orientador: Silveira, Helder Eterno
Primeiro membro da banca: Corrêa, Thiago Henrique Barnabé
Segundo membro da banca: Teixeira Junior, José Gonçalves
Terceiro membro da banca: Lima, Viviani Alves de
Resumo: A Química, na escola, geralmente é abordada de maneira bastante simplista e desvinculada da realidade social dos estudantes que, por consequência, levam a dificuldades na sua aprendizagem. A busca por alternativas ao convencional sistema de ensino mostra a necessidade de mudanças que são inerentes à sociedade do conhecimento em contínuo desenvolvimento. Este trabalho pauta-se no estudo relacionado à experimentação no ensino de Química, na perspectiva de aproximar os conteúdos ministrados em sala de aula com a realidade dos educandos através de experimentos que facilitem a interpretação de mundo, com o objetivo de motivá-los a aprenderem melhor a Química. É consenso que as atividades experimentais fazem com que o processo de ensino aprendizagem ocorra de forma mais efetiva despertando no educando um caráter investigativo e, por conseguinte, aumentando o conhecimento adquirido. Neste sentido, este trabalho refere-se a descrição do ambiente para atividades de experimentação na Escola Estadual Antônio Luís Bastos, em Uberlândia – MG, A pesquisa se caracterizou se por ser qualitativa, descrevendo as condições de uso do laboratório de ciências, como produto dessa dissertação, temos um manual contendo experimentos com materiais de fácil aquisição e de baixo custo que possibilitem o ensino experimental da química. Como resultado deste trabalho espera-se obter uma maximização da aprendizagem e uma melhor compreensão dos conceitos abordados e dirimir dificuldades de professores em utilizar pequenos experimentos demonstrativos, principalmente os de fácil produção.
Abstract: Chemistry, at school, is generally approached in a very simplistic and disconnected from the social reality of students which, consequently, leads to difficulties in their learning. The search for alternatives to the onventional system of teaching shows the need for changes that are inherent to the society of knowledge in continuous development. This work is based on the study related to experimentation in Chemistry teaching, with a view to bringing content taught in the classroom with the reality of students through of experiments that facilitate the interpretation of the world, with the aim of motivating them to learn Chemistry better. It is a consensus that experimental activities make the teaching-learning process more effective awakening in the student an investigative character and, therefore, increasing the knowledge acquired. In this sense, this work refers to the description of the environment for experimental activities at the Antônio Luís State School Bastos, in Uberlândia – MG, The research was characterized by being qualitative, describing the conditions of use of the science laboratory, as a product of this dissertation, we have a manual containing experiments with easily acquired materials and low cost that enable the experimental teaching of chemistry. As a result This work is expected to maximize learning and better understanding of the concepts covered and resolve teachers’ difficulties in use small demonstrative experiments, especially those that are easy to produce.
Palavras-chave: Aulas experimentais
Recursos, ambientes e possibilidades
Ensino de química
Práticas experimentais
Métodos alternativos
Interpretação de mundo
Processos de ensino e aprendizagem
Caráter investigativo
Laboratório de ciências
Experimental activities
Alternative resources
Chemistry teatching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Assunto: Ciência - Estudo ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: ALVES, Alberth Castro. Aulas experimentais de química: Recursos, ambientes e possibilidades. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.266.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.266
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41967
Data de defesa: 9-Mar-2020
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AulasExperimentaisQuímica.pdfDissertação951.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ProdutoEducacionalCiências.pdfAnexo434.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons