Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Alberth Castro-
dc.date.accessioned2024-07-31T15:38:09Z-
dc.date.available2024-07-31T15:38:09Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.identifier.citationALVES, Alberth Castro. Aulas experimentais de química: Recursos, ambientes e possibilidades. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.266.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41967-
dc.description.abstractChemistry, at school, is generally approached in a very simplistic and disconnected from the social reality of students which, consequently, leads to difficulties in their learning. The search for alternatives to the onventional system of teaching shows the need for changes that are inherent to the society of knowledge in continuous development. This work is based on the study related to experimentation in Chemistry teaching, with a view to bringing content taught in the classroom with the reality of students through of experiments that facilitate the interpretation of the world, with the aim of motivating them to learn Chemistry better. It is a consensus that experimental activities make the teaching-learning process more effective awakening in the student an investigative character and, therefore, increasing the knowledge acquired. In this sense, this work refers to the description of the environment for experimental activities at the Antônio Luís State School Bastos, in Uberlândia – MG, The research was characterized by being qualitative, describing the conditions of use of the science laboratory, as a product of this dissertation, we have a manual containing experiments with easily acquired materials and low cost that enable the experimental teaching of chemistry. As a result This work is expected to maximize learning and better understanding of the concepts covered and resolve teachers’ difficulties in use small demonstrative experiments, especially those that are easy to produce.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAulas experimentaispt_BR
dc.subjectRecursos, ambientes e possibilidadespt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectPráticas experimentaispt_BR
dc.subjectMétodos alternativospt_BR
dc.subjectInterpretação de mundopt_BR
dc.subjectProcessos de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCaráter investigativopt_BR
dc.subjectLaboratório de ciênciaspt_BR
dc.subjectExperimental activitiespt_BR
dc.subjectAlternative resourcespt_BR
dc.subjectChemistry teatchingpt_BR
dc.titleAulas experimentais de Química: Recursos, ambientes e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeExperimental Chemistry classes: Resources, environments and possibilities.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Helder Eterno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Thiago Henrique Barnabé-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4448159104632472pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira Junior, José Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/819138146241211pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Viviani Alves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9829786425442334pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0433514994390596pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Química, na escola, geralmente é abordada de maneira bastante simplista e desvinculada da realidade social dos estudantes que, por consequência, levam a dificuldades na sua aprendizagem. A busca por alternativas ao convencional sistema de ensino mostra a necessidade de mudanças que são inerentes à sociedade do conhecimento em contínuo desenvolvimento. Este trabalho pauta-se no estudo relacionado à experimentação no ensino de Química, na perspectiva de aproximar os conteúdos ministrados em sala de aula com a realidade dos educandos através de experimentos que facilitem a interpretação de mundo, com o objetivo de motivá-los a aprenderem melhor a Química. É consenso que as atividades experimentais fazem com que o processo de ensino aprendizagem ocorra de forma mais efetiva despertando no educando um caráter investigativo e, por conseguinte, aumentando o conhecimento adquirido. Neste sentido, este trabalho refere-se a descrição do ambiente para atividades de experimentação na Escola Estadual Antônio Luís Bastos, em Uberlândia – MG, A pesquisa se caracterizou se por ser qualitativa, descrevendo as condições de uso do laboratório de ciências, como produto dessa dissertação, temos um manual contendo experimentos com materiais de fácil aquisição e de baixo custo que possibilitem o ensino experimental da química. Como resultado deste trabalho espera-se obter uma maximização da aprendizagem e uma melhor compreensão dos conceitos abordados e dirimir dificuldades de professores em utilizar pequenos experimentos demonstrativos, principalmente os de fácil produção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.266pt_BR
dc.crossref.doibatchid3817210b-cb41-4b98-b756-29876ab9034d-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo ensinopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AulasExperimentaisQuímica.pdfDissertação951.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
ProdutoEducacionalCiências.pdfAnexo434.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons