Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41956
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-8552-5792
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os princípios de saúde e doença do ponto de vista da educação especial
Autor(es): Jorge, Jacqueline Vieira
Primeiro orientador: Oliveira, Karine Rezende de
Primeiro membro da banca: Bacri, Ana Paula Romero
Segundo membro da banca: Franco, Talita Moura
Resumo: Trata-se de um relato de experiência de práticas pedagógicas de Biologia ou de saúde-doença realizadas por meio de atividades lúdicas na Escola de Educação Especial do município. O objetivo foi elaborar materiais didáticos alternativos e inclusivos com a temática saúde-doença, com ênfase nos conteúdos de Parasitologia e Imunologia para aulas direcionadas a estudantes da educação especial, a fim de auxiliar no aprendizado destes componentes curriculares. Além disso, propor um plano de ensino baseado no aprendizado lúdico; construir modelos didáticos para ilustrar os elementos que compõem o aprendizado. A realização destas atividades demonstrou que é possível ensinar conteúdos de componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a parasitologia e Imunologia, dadas como de difícil introdução nos planos de aulas e que o lúdico acaba se tornando uma ferramenta eficaz para despertar o interesse dos alunos.
Abstract: This is a report of an experience of pedagogical practices in Biology or health-disease carried out through playful activities at the Special Education School of the municipality. The aim was to develop alternative and inclusive teaching materials with the theme of health-disease, focusing on Parasitology and Immunology content for classes aimed at students with special education needs, in order to assist in their learning of these curriculum components. Additionally, to propose a teaching plan based on playful learning; to construct didactic models to illustrate the elements that make up the learning process. The implementation of these activities demonstrated that it is possible to teach content from the Common National Curriculum Base (BNCC), such as parasitology and immunology, which are considered difficult to introduce in lesson plans, and that playfulness becomes an effective tool for arousing students' interest.
Palavras-chave: Educação Especial
Special Education
Formação de professores
Teacher training
Material lúdico
Playful materials
Parasitologia
Parasitology
Imunologia
Immunology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: JORGE, Jacqueline Vieira. Os princípios de saúde e doença do ponto de vista da educação especial. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41956
Data de defesa: Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PrincípiosSaúdeDoença.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.