Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41956
ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-8552-5792 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Os princípios de saúde e doença do ponto de vista da educação especial |
Autor(es): | Jorge, Jacqueline Vieira |
Primeiro orientador: | Oliveira, Karine Rezende de |
Primeiro membro da banca: | Bacri, Ana Paula Romero |
Segundo membro da banca: | Franco, Talita Moura |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência de práticas pedagógicas de Biologia ou de saúde-doença realizadas por meio de atividades lúdicas na Escola de Educação Especial do município. O objetivo foi elaborar materiais didáticos alternativos e inclusivos com a temática saúde-doença, com ênfase nos conteúdos de Parasitologia e Imunologia para aulas direcionadas a estudantes da educação especial, a fim de auxiliar no aprendizado destes componentes curriculares. Além disso, propor um plano de ensino baseado no aprendizado lúdico; construir modelos didáticos para ilustrar os elementos que compõem o aprendizado. A realização destas atividades demonstrou que é possível ensinar conteúdos de componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a parasitologia e Imunologia, dadas como de difícil introdução nos planos de aulas e que o lúdico acaba se tornando uma ferramenta eficaz para despertar o interesse dos alunos. |
Abstract: | This is a report of an experience of pedagogical practices in Biology or health-disease carried out through playful activities at the Special Education School of the municipality. The aim was to develop alternative and inclusive teaching materials with the theme of health-disease, focusing on Parasitology and Immunology content for classes aimed at students with special education needs, in order to assist in their learning of these curriculum components. Additionally, to propose a teaching plan based on playful learning; to construct didactic models to illustrate the elements that make up the learning process. The implementation of these activities demonstrated that it is possible to teach content from the Common National Curriculum Base (BNCC), such as parasitology and immunology, which are considered difficult to introduce in lesson plans, and that playfulness becomes an effective tool for arousing students' interest. |
Palavras-chave: | Educação Especial Special Education Formação de professores Teacher training Material lúdico Playful materials Parasitologia Parasitology Imunologia Immunology |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | JORGE, Jacqueline Vieira. Os princípios de saúde e doença do ponto de vista da educação especial. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41956 |
Data de defesa: | Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PrincípiosSaúdeDoença.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.