Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41956
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-8552-5792
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Os princípios de saúde e doença do ponto de vista da educação especial
Author: Jorge, Jacqueline Vieira
First Advisor: Oliveira, Karine Rezende de
First member of the Committee: Bacri, Ana Paula Romero
Second member of the Committee: Franco, Talita Moura
Summary: Trata-se de um relato de experiência de práticas pedagógicas de Biologia ou de saúde-doença realizadas por meio de atividades lúdicas na Escola de Educação Especial do município. O objetivo foi elaborar materiais didáticos alternativos e inclusivos com a temática saúde-doença, com ênfase nos conteúdos de Parasitologia e Imunologia para aulas direcionadas a estudantes da educação especial, a fim de auxiliar no aprendizado destes componentes curriculares. Além disso, propor um plano de ensino baseado no aprendizado lúdico; construir modelos didáticos para ilustrar os elementos que compõem o aprendizado. A realização destas atividades demonstrou que é possível ensinar conteúdos de componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a parasitologia e Imunologia, dadas como de difícil introdução nos planos de aulas e que o lúdico acaba se tornando uma ferramenta eficaz para despertar o interesse dos alunos.
Abstract: This is a report of an experience of pedagogical practices in Biology or health-disease carried out through playful activities at the Special Education School of the municipality. The aim was to develop alternative and inclusive teaching materials with the theme of health-disease, focusing on Parasitology and Immunology content for classes aimed at students with special education needs, in order to assist in their learning of these curriculum components. Additionally, to propose a teaching plan based on playful learning; to construct didactic models to illustrate the elements that make up the learning process. The implementation of these activities demonstrated that it is possible to teach content from the Common National Curriculum Base (BNCC), such as parasitology and immunology, which are considered difficult to introduce in lesson plans, and that playfulness becomes an effective tool for arousing students' interest.
Keywords: Educação Especial
Special Education
Formação de professores
Teacher training
Material lúdico
Playful materials
Parasitologia
Parasitology
Imunologia
Immunology
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: JORGE, Jacqueline Vieira. Os princípios de saúde e doença do ponto de vista da educação especial. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41956
Date of defense: Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PrincípiosSaúdeDoença.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.