Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJorge, Jacqueline Vieira-
dc.date.accessioned2024-07-31T13:49:46Z-
dc.date.available2024-07-31T13:49:46Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.citationJORGE, Jacqueline Vieira. Os princípios de saúde e doença do ponto de vista da educação especial. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41956-
dc.description.abstractThis is a report of an experience of pedagogical practices in Biology or health-disease carried out through playful activities at the Special Education School of the municipality. The aim was to develop alternative and inclusive teaching materials with the theme of health-disease, focusing on Parasitology and Immunology content for classes aimed at students with special education needs, in order to assist in their learning of these curriculum components. Additionally, to propose a teaching plan based on playful learning; to construct didactic models to illustrate the elements that make up the learning process. The implementation of these activities demonstrated that it is possible to teach content from the Common National Curriculum Base (BNCC), such as parasitology and immunology, which are considered difficult to introduce in lesson plans, and that playfulness becomes an effective tool for arousing students' interest.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectMaterial lúdicopt_BR
dc.subjectPlayful materialspt_BR
dc.subjectParasitologiapt_BR
dc.subjectParasitologypt_BR
dc.subjectImunologiapt_BR
dc.subjectImmunologypt_BR
dc.titleOs princípios de saúde e doença do ponto de vista da educação especialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Karine Rezende de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2963627026486379pt_BR
dc.contributor.referee1Bacri, Ana Paula Romero-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7556677377654681pt_BR
dc.contributor.referee2Franco, Talita Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3076080422157593pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um relato de experiência de práticas pedagógicas de Biologia ou de saúde-doença realizadas por meio de atividades lúdicas na Escola de Educação Especial do município. O objetivo foi elaborar materiais didáticos alternativos e inclusivos com a temática saúde-doença, com ênfase nos conteúdos de Parasitologia e Imunologia para aulas direcionadas a estudantes da educação especial, a fim de auxiliar no aprendizado destes componentes curriculares. Além disso, propor um plano de ensino baseado no aprendizado lúdico; construir modelos didáticos para ilustrar os elementos que compõem o aprendizado. A realização destas atividades demonstrou que é possível ensinar conteúdos de componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a parasitologia e Imunologia, dadas como de difícil introdução nos planos de aulas e que o lúdico acaba se tornando uma ferramenta eficaz para despertar o interesse dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration17pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode164717437-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PrincípiosSaúdeDoença.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.