Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41938
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-3745-7300 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | No caminho entre a menina e a pedagoga: memórias ressignificadas e formação docente |
Autor: | Luzia, Tauane Resende Luzia |
Primer orientador: | Marcelino, Mical de Melo Marcelino |
Primer miembro de la banca: | Gonçalves , Luciane Ribeiro Dias Gonçalves |
Segundo miembro de la banca: | Vilela , Maria Aparecida Augusto Satto Vilela |
Resumen: | O presente trabalho tem como temática o memorial formativo na construção de uma identidade docente. Trata-se, portanto, de um memorial que objetiva recuperar minhas vivências e refletir sobre como essas me formaram, me fazendo chegar à leitura de mundo que tenho hoje, e como contribuem para minha futura prática pedagógica. Além disso, a questão problema deste trabalho é: “Que tramas da vida pessoal, familiar e social influenciam na construção de minha identidade profissional?”. Ademais, tem como objetivo geral a retomada de minhas memórias de formação buscando identificar e nomear opressões, bem como fenômenos sociais e pedagógicos, a luz do acúmulo teórico com o qual tive contato ao longo do curso de Pedagogia. Para mais, os objetivos específicos são: refletir sobre caminhos que desejo percorrer como docente, a partir do exercício de nomeação; e registrar a minha mudança de posição, onde deixo o lugar de vítima das opressões e me coloco como mulher fazedora de história. Para isso, a metodologia utilizada em meu trabalho foi a da pesquisa (auto)biográfica. O trabalho foi estruturado em duas partes, na primeira eu apresento o memorial como gênero textual e instrumento de formação e mostro como este aparece na proposta do curso de Pedagogia (ICHPO - UFU). Em seguida, trago as memórias e reflexões acerca de minha vida escolar e acadêmica. Como parte dos resultados obtidos através das reflexões tecidas ao longo deste trabalho, concluo que a construção da subjetividade do indivíduo, da identidade de si, é construída por meio das vivências e de suas memórias, a identidade docente também é atravessada pelas experiências. |
Palabras clave: | Memorial Educação Education Identidade docente Teacher identity Pedagogia Pedagogy |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | LUZIA, Tauane Resende. No caminho entre a menina e a pedagoga: memórias ressignificadas e formação docente. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41938 |
Fecha de defensa: | 21-nov-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EntreMeninaPedagoga.pdf | NO CAMINHO ENTRE A MENINA E A PEDAGOGA: memórias ressignificadas e formação docente | 365.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.