Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41938
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-3745-7300
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: No caminho entre a menina e a pedagoga: memórias ressignificadas e formação docente
Autor: Luzia, Tauane Resende Luzia
Primer orientador: Marcelino, Mical de Melo Marcelino
Primer miembro de la banca: Gonçalves , Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
Segundo miembro de la banca: Vilela , Maria Aparecida Augusto Satto Vilela
Resumen: O presente trabalho tem como temática o memorial formativo na construção de uma identidade docente. Trata-se, portanto, de um memorial que objetiva recuperar minhas vivências e refletir sobre como essas me formaram, me fazendo chegar à leitura de mundo que tenho hoje, e como contribuem para minha futura prática pedagógica. Além disso, a questão problema deste trabalho é: “Que tramas da vida pessoal, familiar e social influenciam na construção de minha identidade profissional?”. Ademais, tem como objetivo geral a retomada de minhas memórias de formação buscando identificar e nomear opressões, bem como fenômenos sociais e pedagógicos, a luz do acúmulo teórico com o qual tive contato ao longo do curso de Pedagogia. Para mais, os objetivos específicos são: refletir sobre caminhos que desejo percorrer como docente, a partir do exercício de nomeação; e registrar a minha mudança de posição, onde deixo o lugar de vítima das opressões e me coloco como mulher fazedora de história. Para isso, a metodologia utilizada em meu trabalho foi a da pesquisa (auto)biográfica. O trabalho foi estruturado em duas partes, na primeira eu apresento o memorial como gênero textual e instrumento de formação e mostro como este aparece na proposta do curso de Pedagogia (ICHPO - UFU). Em seguida, trago as memórias e reflexões acerca de minha vida escolar e acadêmica. Como parte dos resultados obtidos através das reflexões tecidas ao longo deste trabalho, concluo que a construção da subjetividade do indivíduo, da identidade de si, é construída por meio das vivências e de suas memórias, a identidade docente também é atravessada pelas experiências.
Palabras clave: Memorial
Educação
Education
Identidade docente
Teacher identity
Pedagogia
Pedagogy
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LUZIA, Tauane Resende. No caminho entre a menina e a pedagoga: memórias ressignificadas e formação docente. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41938
Fecha de defensa: 21-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EntreMeninaPedagoga.pdfNO CAMINHO ENTRE A MENINA E A PEDAGOGA: memórias ressignificadas e formação docente365.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.