Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuzia, Tauane Resende Luzia-
dc.date.accessioned2024-07-30T18:24:50Z-
dc.date.available2024-07-30T18:24:50Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.identifier.citationLUZIA, Tauane Resende. No caminho entre a menina e a pedagoga: memórias ressignificadas e formação docente. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41938-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectTeacher identitypt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleNo caminho entre a menina e a pedagoga: memórias ressignificadas e formação docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marcelino, Mical de Melo Marcelino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2523817942820098pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves , Luciane Ribeiro Dias Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836292136030338pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela , Maria Aparecida Augusto Satto Vilela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3369402186036872pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática o memorial formativo na construção de uma identidade docente. Trata-se, portanto, de um memorial que objetiva recuperar minhas vivências e refletir sobre como essas me formaram, me fazendo chegar à leitura de mundo que tenho hoje, e como contribuem para minha futura prática pedagógica. Além disso, a questão problema deste trabalho é: “Que tramas da vida pessoal, familiar e social influenciam na construção de minha identidade profissional?”. Ademais, tem como objetivo geral a retomada de minhas memórias de formação buscando identificar e nomear opressões, bem como fenômenos sociais e pedagógicos, a luz do acúmulo teórico com o qual tive contato ao longo do curso de Pedagogia. Para mais, os objetivos específicos são: refletir sobre caminhos que desejo percorrer como docente, a partir do exercício de nomeação; e registrar a minha mudança de posição, onde deixo o lugar de vítima das opressões e me coloco como mulher fazedora de história. Para isso, a metodologia utilizada em meu trabalho foi a da pesquisa (auto)biográfica. O trabalho foi estruturado em duas partes, na primeira eu apresento o memorial como gênero textual e instrumento de formação e mostro como este aparece na proposta do curso de Pedagogia (ICHPO - UFU). Em seguida, trago as memórias e reflexões acerca de minha vida escolar e acadêmica. Como parte dos resultados obtidos através das reflexões tecidas ao longo deste trabalho, concluo que a construção da subjetividade do indivíduo, da identidade de si, é construída por meio das vivências e de suas memórias, a identidade docente também é atravessada pelas experiências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode164638514-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreMeninaPedagoga.pdfNO CAMINHO ENTRE A MENINA E A PEDAGOGA: memórias ressignificadas e formação docente365.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.