Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41938
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Luzia, Tauane Resende Luzia | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T18:24:50Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T18:24:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
dc.identifier.citation | LUZIA, Tauane Resende. No caminho entre a menina e a pedagoga: memórias ressignificadas e formação docente. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41938 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memorial | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.subject | Teacher identity | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.title | No caminho entre a menina e a pedagoga: memórias ressignificadas e formação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marcelino, Mical de Melo Marcelino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2523817942820098 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves , Luciane Ribeiro Dias Gonçalves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9836292136030338 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vilela , Maria Aparecida Augusto Satto Vilela | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3369402186036872 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como temática o memorial formativo na construção de uma identidade docente. Trata-se, portanto, de um memorial que objetiva recuperar minhas vivências e refletir sobre como essas me formaram, me fazendo chegar à leitura de mundo que tenho hoje, e como contribuem para minha futura prática pedagógica. Além disso, a questão problema deste trabalho é: “Que tramas da vida pessoal, familiar e social influenciam na construção de minha identidade profissional?”. Ademais, tem como objetivo geral a retomada de minhas memórias de formação buscando identificar e nomear opressões, bem como fenômenos sociais e pedagógicos, a luz do acúmulo teórico com o qual tive contato ao longo do curso de Pedagogia. Para mais, os objetivos específicos são: refletir sobre caminhos que desejo percorrer como docente, a partir do exercício de nomeação; e registrar a minha mudança de posição, onde deixo o lugar de vítima das opressões e me coloco como mulher fazedora de história. Para isso, a metodologia utilizada em meu trabalho foi a da pesquisa (auto)biográfica. O trabalho foi estruturado em duas partes, na primeira eu apresento o memorial como gênero textual e instrumento de formação e mostro como este aparece na proposta do curso de Pedagogia (ICHPO - UFU). Em seguida, trago as memórias e reflexões acerca de minha vida escolar e acadêmica. Como parte dos resultados obtidos através das reflexões tecidas ao longo deste trabalho, concluo que a construção da subjetividade do indivíduo, da identidade de si, é construída por meio das vivências e de suas memórias, a identidade docente também é atravessada pelas experiências. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 36 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 164638514 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EntreMeninaPedagoga.pdf | NO CAMINHO ENTRE A MENINA E A PEDAGOGA: memórias ressignificadas e formação docente | 365.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.