Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41846
ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-1490-4361 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Habilidades motoras fundamentais de crianças com transtorno do espectro do autismo: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | Fundamental motor skills of children with autism spectrum disorder: a case study |
Autor(es): | Carvalho, Juliana Nunes |
Primeiro orientador: | Lima, Solange Rodovalho |
Primeiro coorientador: | Drews, Ricardo |
Primeiro membro da banca: | Tavares, Giselle Helena |
Segundo membro da banca: | Fernandes, Rita de Cássia |
Resumo: | Este estudo analisou os efeitos de um programa de atividades motoras com jogos e brincadeiras, no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). Caracteriza-se como estudo de caso do tipo antes e depois. Participaram duas crianças, uma do sexo masculino, com quatro anos de idade, com diagnóstico de TEA não verbal e outra do sexo feminino com seis anos de idade e diagnóstico de TEA verbal. Na intervenção, foi desenvolvida uma sequência de atividades com o conteúdo jogos e brincadeiras, durante 6 semanas, totalizando 10 aulas de 50 minutos cada. As habilidades motoras foram avaliadas antes e após a intervenção, por meio de parte do Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2). Os resultados mostraram que a criança classificada como autista verbal, melhorou seu desempenho no domínio motor, enquanto a criança classificada como autista não verbal, não apresentou alterações no desempenho das habilidades motoras, mas apresentou melhora nas habilidades sociais. Apesar das limitações, como a análise limitada das habilidades sociais, o estudo destaca a importância de abordagens específicas e personalizadas para promover o desenvolvimento de crianças com TEA. Esses achados sugerem a necessidade de futuras pesquisas que explorem mais profundamente o impacto das intervenções com jogos e brincadeiras na população com TEA, considerando não apenas o desenvolvimento de habilidades motoras, mas também aspectos sociais e emocionais. |
Abstract: | This study analyzed the effects of a motor activity program using games and play on the development of fundamental motor skills in children with autism spectrum disorder (ASD). It is characterized as a before-and-after case study. Two children took part: a four-year-old male diagnosed with non-verbal ASD and a six-year-old female diagnosed with verbal ASD. In the intervention, a sequence of activities with the content of games and play was developed over 6 weeks, totaling 10 lessons of 50 minutes each. Motor skills were assessed before and after the intervention, using part of the Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2). The results showed that the child classified as verbally autistic improved his performance in the motor domain, while the child classified as non-verbally autistic showed no changes in motor skill performance, but did show improvement in social skills. Despite the limitations, such as the limited analysis of social skills, the study highlights the importance of specific and personalized approaches to promote the development of children with ASD. These findings suggest the need for future research that further explores the impact of interventions with games and play on the ASD population, considering not only the development of motor skills, but also social and emotional aspects. |
Palavras-chave: | Comportamento motor Motor behavior Desenvolvimento motor Motor development Educação Física Physical Education Intervenção motora Motor intervention Jogos e brincadeiras Games and play |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CARVALHO, Juliana Nunes. Habilidades motoras fundamentais de crianças com transtorno do espectro do autismo: um estudo de caso. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41846 |
Data de defesa: | 22-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HabilidadesMotorasFundamentais.pdf | TCC | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons