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dc.creatorCarvalho, Juliana Nunes-
dc.date.accessioned2024-07-25T19:07:47Z-
dc.date.available2024-07-25T19:07:47Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.citationCARVALHO, Juliana Nunes. Habilidades motoras fundamentais de crianças com transtorno do espectro do autismo: um estudo de caso. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41846-
dc.description.abstractThis study analyzed the effects of a motor activity program using games and play on the development of fundamental motor skills in children with autism spectrum disorder (ASD). It is characterized as a before-and-after case study. Two children took part: a four-year-old male diagnosed with non-verbal ASD and a six-year-old female diagnosed with verbal ASD. In the intervention, a sequence of activities with the content of games and play was developed over 6 weeks, totaling 10 lessons of 50 minutes each. Motor skills were assessed before and after the intervention, using part of the Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2). The results showed that the child classified as verbally autistic improved his performance in the motor domain, while the child classified as non-verbally autistic showed no changes in motor skill performance, but did show improvement in social skills. Despite the limitations, such as the limited analysis of social skills, the study highlights the importance of specific and personalized approaches to promote the development of children with ASD. These findings suggest the need for future research that further explores the impact of interventions with games and play on the ASD population, considering not only the development of motor skills, but also social and emotional aspects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectComportamento motorpt_BR
dc.subjectMotor behaviorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectMotor developmentpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectIntervenção motorapt_BR
dc.subjectMotor interventionpt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectGames and playpt_BR
dc.titleHabilidades motoras fundamentais de crianças com transtorno do espectro do autismo: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeFundamental motor skills of children with autism spectrum disorder: a case studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Drews, Ricardo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Solange Rodovalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2283989124715050pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Giselle Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402979249353952pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9810213448227768pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692419069309960pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisou os efeitos de um programa de atividades motoras com jogos e brincadeiras, no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). Caracteriza-se como estudo de caso do tipo antes e depois. Participaram duas crianças, uma do sexo masculino, com quatro anos de idade, com diagnóstico de TEA não verbal e outra do sexo feminino com seis anos de idade e diagnóstico de TEA verbal. Na intervenção, foi desenvolvida uma sequência de atividades com o conteúdo jogos e brincadeiras, durante 6 semanas, totalizando 10 aulas de 50 minutos cada. As habilidades motoras foram avaliadas antes e após a intervenção, por meio de parte do Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2). Os resultados mostraram que a criança classificada como autista verbal, melhorou seu desempenho no domínio motor, enquanto a criança classificada como autista não verbal, não apresentou alterações no desempenho das habilidades motoras, mas apresentou melhora nas habilidades sociais. Apesar das limitações, como a análise limitada das habilidades sociais, o estudo destaca a importância de abordagens específicas e personalizadas para promover o desenvolvimento de crianças com TEA. Esses achados sugerem a necessidade de futuras pesquisas que explorem mais profundamente o impacto das intervenções com jogos e brincadeiras na população com TEA, considerando não apenas o desenvolvimento de habilidades motoras, mas também aspectos sociais e emocionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.orcid.putcode164350173-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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