Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41846
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-1490-4361
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Habilidades motoras fundamentais de crianças com transtorno do espectro do autismo: um estudo de caso
Título (s) alternativo (s): Fundamental motor skills of children with autism spectrum disorder: a case study
Autor: Carvalho, Juliana Nunes
Primer orientador: Lima, Solange Rodovalho
Primer coorientador: Drews, Ricardo
Primer miembro de la banca: Tavares, Giselle Helena
Segundo miembro de la banca: Fernandes, Rita de Cássia
Resumen: Este estudo analisou os efeitos de um programa de atividades motoras com jogos e brincadeiras, no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). Caracteriza-se como estudo de caso do tipo antes e depois. Participaram duas crianças, uma do sexo masculino, com quatro anos de idade, com diagnóstico de TEA não verbal e outra do sexo feminino com seis anos de idade e diagnóstico de TEA verbal. Na intervenção, foi desenvolvida uma sequência de atividades com o conteúdo jogos e brincadeiras, durante 6 semanas, totalizando 10 aulas de 50 minutos cada. As habilidades motoras foram avaliadas antes e após a intervenção, por meio de parte do Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2). Os resultados mostraram que a criança classificada como autista verbal, melhorou seu desempenho no domínio motor, enquanto a criança classificada como autista não verbal, não apresentou alterações no desempenho das habilidades motoras, mas apresentou melhora nas habilidades sociais. Apesar das limitações, como a análise limitada das habilidades sociais, o estudo destaca a importância de abordagens específicas e personalizadas para promover o desenvolvimento de crianças com TEA. Esses achados sugerem a necessidade de futuras pesquisas que explorem mais profundamente o impacto das intervenções com jogos e brincadeiras na população com TEA, considerando não apenas o desenvolvimento de habilidades motoras, mas também aspectos sociais e emocionais.
Abstract: This study analyzed the effects of a motor activity program using games and play on the development of fundamental motor skills in children with autism spectrum disorder (ASD). It is characterized as a before-and-after case study. Two children took part: a four-year-old male diagnosed with non-verbal ASD and a six-year-old female diagnosed with verbal ASD. In the intervention, a sequence of activities with the content of games and play was developed over 6 weeks, totaling 10 lessons of 50 minutes each. Motor skills were assessed before and after the intervention, using part of the Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2). The results showed that the child classified as verbally autistic improved his performance in the motor domain, while the child classified as non-verbally autistic showed no changes in motor skill performance, but did show improvement in social skills. Despite the limitations, such as the limited analysis of social skills, the study highlights the importance of specific and personalized approaches to promote the development of children with ASD. These findings suggest the need for future research that further explores the impact of interventions with games and play on the ASD population, considering not only the development of motor skills, but also social and emotional aspects.
Palabras clave: Comportamento motor
Motor behavior
Desenvolvimento motor
Motor development
Educação Física
Physical Education
Intervenção motora
Motor intervention
Jogos e brincadeiras
Games and play
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CARVALHO, Juliana Nunes. Habilidades motoras fundamentais de crianças com transtorno do espectro do autismo: um estudo de caso. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41846
Fecha de defensa: 22-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
HabilidadesMotorasFundamentais.pdfTCC1.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons