Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41827
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-7708-8379
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Alinhamento dos ODS ao Plano de Desenvolvimento Institucional: Um diagnóstico na Universidade Federal de Uberlândia
Título(s) alternativo(s): Alignment of the SDG with the Institutional Development Plan: A diagnosis at the Federal University of Uberlândia
Autor(es): Benedetti, Mateus Henrique Catani
Primeiro orientador: Borsatto, Jaluza Maria Lima Silva
Primeiro membro da banca: Araújo, Aracy Alves de
Segundo membro da banca: Bazani, Camila Lima
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar, a partir de uma análise documental, como se dá o alinhamento dos indicadores do Planejamento Interinstitucional da Universidade Federal de Uberlândia (PIDE-UFU) com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir da análise dos indicadores disponibilizados nas planilhas do PIDE-UFU 2022-2027 por eixo temático, buscando vincular da maneira mais coerente os ODS que se aproximavam dos indicadores observados. Os resultados demonstraram que em 10 eixos foram realizados 100% de alterações quanto as vinculações. Além do mais, foi apontado que após a revisão realizada de acordo com a literatura, 80% das vinculações se concentraram em seis objetivos do desenvolvimento sustentável. Diante o desenvolvimento do presente trabalho buscou-se trazer a luz contribuições para as instituições de ensino superior (IES), bem como evidenciar o papel do planejamento estratégico para o atingimento dos ODS.
Abstract: Considering the role of the Federal University of Uberlândia (UFU) in the sustainable development of the region, training professionals in various fields, conducting research, and establishing partnerships, this study seeks to answer the following question: How are the indicators of UFU's Interinstitutional Planning aligned with the UN's Agenda 2030 and the Sustainable Development Goals (SDGs)? To answer this question, this research aims to verify, through a document analysis, how the indicators of the Interinstitutional Planning of the Federal University of Uberlândia (PIDE-UFU) align with the 2030 Agenda and the UN's Sustainable Development Goals (SDGs). The study is characterized as descriptive research with a qualitative approach. For the analysis, data available in the PIDE-UFU 2022-2027 spreadsheets were used. For data analysis, corrections were made within each thematic axis, linking the most relevant SDGs to the observed indicators. The results showed that in 10 thematic axes, 100% of the linkages were altered. Furthermore, it was noted that after the review conducted according to the literature, 80% of the linkages concentrated on six sustainable development goals. The development of this work sought to bring contributions to higher education institutions (HEIs) and highlight the role of strategic planning in achieving the SDGs.
Palavras-chave: Planejamento Institucional
Institutional Planning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Goals
PIDE-UFU
Instituição de Ensino Superior (IES)
Higher Education Institution (HEI)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BENEDETTI, Mateus Henrique Catani. Alinhamento dos ODS ao Plano de Desenvolvimento Institucional: Um diagnóstico na Universidade Federal de Uberlândia. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41827
Data de defesa: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlinhamentoODSPlano.pdfTrabalho de Conclusão de Curso537.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons