Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41798
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4529-9910 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Eu em cena: dramatizações da subjetividade em Ana Cristina Cesar e Paulo Henriques Britto |
Título(s) alternativo(s): | I on stage: dramatizations of subjectivity in Ana Cristina Cesar and Paulo Henriques Britto |
Autor(es): | Silva, Elvis Barbosa Caldeira |
Primeiro orientador: | Veras, Eduardo Horta Nassif |
Primeiro membro da banca: | Veras, Eduardo Horta Nassif |
Segundo membro da banca: | Ricieri, Francine Fernandes Weiss |
Terceiro membro da banca: | Bento, Sérgio Guilherme Cabral |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a configuração do sujeito lírico em Ana Cristina Cesar e Paulo Henriques Britto por meio da dramatização do efeito de subjetividade em sua poesia. A dramatização ou o modo como os dois autores encenam em seus poemas a impressão de subjetividade do “eu-lírico”, persona colocada a enunciar no poema, é engendrada por meio do entrecruzamento entre linguagem, alteridade e elementos biográficos ficcionalizados. De forma a propor uma profunda investigação acerca do sujeito lírico enquanto questão, partindo da poesia moderna e contemporânea, faz-se imprescindível a exposição de um sucinto percurso. De Charles Baudelaire a Fernando Pessoa, passando pelo modernismo brasileiro rumo à poesia brasileira de 1970 a diante, este trabalho propõe um exame da formação do sujeito lírico à luz de propostas teóricas que retomam criticamente a enunciação poética e as relações entre autor, obra e leitor na poesia contemporânea. Sobre a formação do efeito de subjetividade na poesia brasileira moderna e contemporânea, bem como sobre a retomada crítica acerca do sujeito lírico, contamos com trabalhos de Annita Costa Malufe (2006, 2009, 2022), Celia Pedrosa (2014, 2015, 2018), Eduardo Veras (2020, 2022), Flora Süssekind (1993, 2004, 2007), Marcos Siscar (2011, 2016, 2023), Michel Collot (2018) e Viviana Bosi (2021) e demais pesquisadores. |
Abstract: | This work aims to analyze the configuration of the lyric subject in Ana Cristina Cesar and Paulo Henriques Britto through the dramatization of the effect of subjectivity in their poetry. The dramatization or the way in which the two authors perform in their poems the impression of subjectivity of the “lyric-self”, persona placed to enunciate in the poem, is engendered through the intersection between language, otherness, and fictionalized biographical elements. To propose a deep investigation about the lyric subject as an issue, starting from modern and contemporary poetry, it is essential the exhibition of a brief journey. From Charles Baudelaire to Fernando Pessoa, going through Brazilian modernism towards Brazilian poetry from 1970 onwards, this work proposes an examination of the formation of the lyric subject in the light of theoretical proposals that critically retake the poetic enunciation and the relations between author, work, and reader in contemporary poetry. On the formation of the effect of subjectivity in modern and contemporary Brazilian poetry, as well as on the critical retake about the lyric subject, we have works by Annita Costa Malufe (2006, 2009, 2022), Celia Pedrosa (2014, 2015, 2018), Eduardo Veras (2020, 2022), Flora Süssekind (1993, 2004, 2007), Marcos Siscar (2011, 2016, 2023), Michel Collot (2018) and Viviana Bosi (2021) and other researchers. |
Palavras-chave: | Ana Cristina Cesar. Ana Cristina Cesar. Paulo Henriques Britto. Lyric subject. Subjectivity. Address. Paulo Henriques Britto Sujeito lírico Subjetividade Endereçamento. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Assunto: | Literatura Literatura - História e crítica - Teoria, etc. Poesia lírica Interpretação oral de poesia Poesia brasileira |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Referência: | SILVA, Elvis Barbosa Caldeira. Eu em cena: dramatizações da subjetividade em Ana Cristina Cesar e Paulo Henriques Britto. 2024. 224 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.373. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.373 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41798 |
Data de defesa: | 10-Jun-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EuCenaDramatizações.pdf | Dissertação de Mestrado em Estudos Literários | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.