Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41798
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Elvis Barbosa Caldeira-
dc.date.accessioned2024-07-24T17:30:10Z-
dc.date.available2024-07-24T17:30:10Z-
dc.date.issued2024-06-10-
dc.identifier.citationSILVA, Elvis Barbosa Caldeira. Eu em cena: dramatizações da subjetividade em Ana Cristina Cesar e Paulo Henriques Britto. 2024. 224 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.373.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41798-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the configuration of the lyric subject in Ana Cristina Cesar and Paulo Henriques Britto through the dramatization of the effect of subjectivity in their poetry. The dramatization or the way in which the two authors perform in their poems the impression of subjectivity of the “lyric-self”, persona placed to enunciate in the poem, is engendered through the intersection between language, otherness, and fictionalized biographical elements. To propose a deep investigation about the lyric subject as an issue, starting from modern and contemporary poetry, it is essential the exhibition of a brief journey. From Charles Baudelaire to Fernando Pessoa, going through Brazilian modernism towards Brazilian poetry from 1970 onwards, this work proposes an examination of the formation of the lyric subject in the light of theoretical proposals that critically retake the poetic enunciation and the relations between author, work, and reader in contemporary poetry. On the formation of the effect of subjectivity in modern and contemporary Brazilian poetry, as well as on the critical retake about the lyric subject, we have works by Annita Costa Malufe (2006, 2009, 2022), Celia Pedrosa (2014, 2015, 2018), Eduardo Veras (2020, 2022), Flora Süssekind (1993, 2004, 2007), Marcos Siscar (2011, 2016, 2023), Michel Collot (2018) and Viviana Bosi (2021) and other researchers.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAna Cristina Cesar.pt_BR
dc.subjectAna Cristina Cesar. Paulo Henriques Britto. Lyric subject. Subjectivity. Address.pt_BR
dc.subjectPaulo Henriques Brittopt_BR
dc.subjectSujeito líricopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectEndereçamento.pt_BR
dc.titleEu em cena: dramatizações da subjetividade em Ana Cristina Cesar e Paulo Henriques Brittopt_BR
dc.title.alternativeI on stage: dramatizations of subjectivity in Ana Cristina Cesar and Paulo Henriques Brittopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Veras, Eduardo Horta Nassif-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145442433706142pt_BR
dc.contributor.referee1Veras, Eduardo Horta Nassif-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145442433706142pt_BR
dc.contributor.referee2Ricieri, Francine Fernandes Weiss-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7785345123349630pt_BR
dc.contributor.referee3Bento, Sérgio Guilherme Cabral-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8624192327011217pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3102042037401762pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a configuração do sujeito lírico em Ana Cristina Cesar e Paulo Henriques Britto por meio da dramatização do efeito de subjetividade em sua poesia. A dramatização ou o modo como os dois autores encenam em seus poemas a impressão de subjetividade do “eu-lírico”, persona colocada a enunciar no poema, é engendrada por meio do entrecruzamento entre linguagem, alteridade e elementos biográficos ficcionalizados. De forma a propor uma profunda investigação acerca do sujeito lírico enquanto questão, partindo da poesia moderna e contemporânea, faz-se imprescindível a exposição de um sucinto percurso. De Charles Baudelaire a Fernando Pessoa, passando pelo modernismo brasileiro rumo à poesia brasileira de 1970 a diante, este trabalho propõe um exame da formação do sujeito lírico à luz de propostas teóricas que retomam criticamente a enunciação poética e as relações entre autor, obra e leitor na poesia contemporânea. Sobre a formação do efeito de subjetividade na poesia brasileira moderna e contemporânea, bem como sobre a retomada crítica acerca do sujeito lírico, contamos com trabalhos de Annita Costa Malufe (2006, 2009, 2022), Celia Pedrosa (2014, 2015, 2018), Eduardo Veras (2020, 2022), Flora Süssekind (1993, 2004, 2007), Marcos Siscar (2011, 2016, 2023), Michel Collot (2018) e Viviana Bosi (2021) e demais pesquisadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration224pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.373pt_BR
dc.orcid.putcode164285220-
dc.crossref.doibatchidc973a458-5999-410c-877e-e97f567782e1-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoLiteratura - História e crítica - Teoria, etc.pt_BR
dc.subject.autorizadoPoesia líricapt_BR
dc.subject.autorizadoInterpretação oral de poesiapt_BR
dc.subject.autorizadoPoesia brasileirapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EuCenaDramatizações.pdfDissertação de Mestrado em Estudos Literários1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.