Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41798
ORCID: | ![]() |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Eu em cena: dramatizações da subjetividade em Ana Cristina Cesar e Paulo Henriques Britto |
Título (s) alternativo (s): | I on stage: dramatizations of subjectivity in Ana Cristina Cesar and Paulo Henriques Britto |
Autor: | Silva, Elvis Barbosa Caldeira |
Primer orientador: | Veras, Eduardo Horta Nassif |
Primer miembro de la banca: | Veras, Eduardo Horta Nassif |
Segundo miembro de la banca: | Ricieri, Francine Fernandes Weiss |
Tercer miembro de la banca: | Bento, Sérgio Guilherme Cabral |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo analisar a configuração do sujeito lírico em Ana Cristina Cesar e Paulo Henriques Britto por meio da dramatização do efeito de subjetividade em sua poesia. A dramatização ou o modo como os dois autores encenam em seus poemas a impressão de subjetividade do “eu-lírico”, persona colocada a enunciar no poema, é engendrada por meio do entrecruzamento entre linguagem, alteridade e elementos biográficos ficcionalizados. De forma a propor uma profunda investigação acerca do sujeito lírico enquanto questão, partindo da poesia moderna e contemporânea, faz-se imprescindível a exposição de um sucinto percurso. De Charles Baudelaire a Fernando Pessoa, passando pelo modernismo brasileiro rumo à poesia brasileira de 1970 a diante, este trabalho propõe um exame da formação do sujeito lírico à luz de propostas teóricas que retomam criticamente a enunciação poética e as relações entre autor, obra e leitor na poesia contemporânea. Sobre a formação do efeito de subjetividade na poesia brasileira moderna e contemporânea, bem como sobre a retomada crítica acerca do sujeito lírico, contamos com trabalhos de Annita Costa Malufe (2006, 2009, 2022), Celia Pedrosa (2014, 2015, 2018), Eduardo Veras (2020, 2022), Flora Süssekind (1993, 2004, 2007), Marcos Siscar (2011, 2016, 2023), Michel Collot (2018) e Viviana Bosi (2021) e demais pesquisadores. |
Abstract: | This work aims to analyze the configuration of the lyric subject in Ana Cristina Cesar and Paulo Henriques Britto through the dramatization of the effect of subjectivity in their poetry. The dramatization or the way in which the two authors perform in their poems the impression of subjectivity of the “lyric-self”, persona placed to enunciate in the poem, is engendered through the intersection between language, otherness, and fictionalized biographical elements. To propose a deep investigation about the lyric subject as an issue, starting from modern and contemporary poetry, it is essential the exhibition of a brief journey. From Charles Baudelaire to Fernando Pessoa, going through Brazilian modernism towards Brazilian poetry from 1970 onwards, this work proposes an examination of the formation of the lyric subject in the light of theoretical proposals that critically retake the poetic enunciation and the relations between author, work, and reader in contemporary poetry. On the formation of the effect of subjectivity in modern and contemporary Brazilian poetry, as well as on the critical retake about the lyric subject, we have works by Annita Costa Malufe (2006, 2009, 2022), Celia Pedrosa (2014, 2015, 2018), Eduardo Veras (2020, 2022), Flora Süssekind (1993, 2004, 2007), Marcos Siscar (2011, 2016, 2023), Michel Collot (2018) and Viviana Bosi (2021) and other researchers. |
Palabras clave: | Ana Cristina Cesar. Ana Cristina Cesar. Paulo Henriques Britto. Lyric subject. Subjectivity. Address. Paulo Henriques Britto Sujeito lírico Subjetividade Endereçamento. |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Tema: | Literatura Literatura - História e crítica - Teoria, etc. Poesia lírica Interpretação oral de poesia Poesia brasileira |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Cita: | SILVA, Elvis Barbosa Caldeira. Eu em cena: dramatizações da subjetividade em Ana Cristina Cesar e Paulo Henriques Britto. 2024. 224 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.373. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.373 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41798 |
Fecha de defensa: | 10-jun-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EuCenaDramatizações.pdf | Dissertação de Mestrado em Estudos Literários | 1.77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.