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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7574-1837
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O ensino de química para surdos: produção de planos de aula especializado para turmas inclusivas
Título(s) alternativo(s): Chemistry teaching for the deaf: production of chemistry plans specialized class for inclusive classes
Autor(es): Marques, Ronaldo Henrique Souza
Primeiro orientador: Silveira, Helder Eterno
Primeiro membro da banca: Reis, Flaviane
Segundo membro da banca: Benite, Claudio Ribeiro Machado
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor a criação de Planos de Aula Especializados (PAE) para turmas inclusivas de alunos surdos, de modo que seja possível estreitar os laços entre professor e intérpretes e proporcionar uma melhor aprendizagem dos conteúdos químicos pelos estudantes. A criação dos PAEs mostrou que para o ensino de turmas inclusivas de alunos surdos fazemse necessários que sejam denotados aspectos inerentes a cultura surda, como aulas mais imagéticas, mais fenômenos e mesmo adaptações de termos cientificos que venham a permitir uma melhor compreensão do que está sendo estudado. Conclui­se que a principal chave para um melhor desenvolvimento de turmas inclusivas é a comunicação entre professor­intérprete, uma vez que melhora­se o canal de comunicação entre essas partes, o professor entende a função do intérprete e o intérprete conhece o objetivo do professor. Dentro da proposta criação de planos modelos, analisar o modo de aprendizagem de alunos surdos, do ponto de vista de intérpretes e professores, visando compreender as falhas nos mecanismos de aprendizagem e propor, dentro do PAE, novas estruturas para reduzir a diferença de aprendizagem de alunos surdos e ouvintes.
Abstract: The present work aims to propose the creation of Specialized Classroom Methods (SCM) for deaf students, so that it is possible to strengthen the bonds between teachers and interpreters and to provide students with a better understanding of the chemical content. The creation of the SCM’s showed that for the teaching of inclusive classes of deaf students it is necessary to denote aspects inherent to the deaf culture, such as more imagistic classes, more phenomena and even adaptations of scientific terms that will allow a better understanding of what is being studied. It is concluded that the main key for a better development of inclusive classes is the communication between teacherinterpreter, since the communication channel between these parts improves the teacher understands the function of the interpreter, and the interpreter knows the objective of the teacher. Within the proposed creation of model plans, to analyze the learning mode of deaf students, from the point of view of interpreters and teachers, aiming to understand the failures in learning mechanisms and propose, within the SCM, new structures to reduce the learning gap of deaf students and listeners.
Palavras-chave: Libras.
Libras.
Surdos.
Deaf.
Química.
Chemistry.
Plano de Aula Especializado
Speciaized Classroom Methods.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Assunto: Ciência - Estudo e Ensino
Pessoas com deficiência
Estudantes surdos
Surdos - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: MARQUES, Ronaldo Henrique Souza, O ensino de química para surdos: produção de planos de aula especializado para turmas inclusivas. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5357.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5357
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41726
Data de defesa: 6-Abr-2018
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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